Florianópolis tem previsto para a manhã desta quarta-feira (7) um desfile cívico-militar em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil. Ao todo, 28 grupos devem participar, entre estudantes, militares e membros de órgãos de segurança pública. O tamanho do ato ainda pode variar, no entanto, devido à previsão de chuva.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

O desfile na Capital Catarinense está previsto para ter início às 9h e deve se deslocar por toda a Beira-Mar Continental a partir do Parque de Coqueiros, até ser encerrado no Estreito, já por volta das 11h. O trânsito de todo o trecho deverá sofrer alterações da Guarda Municipal de Florianópolis (GMF), no entanto, das 4h às 13h.

Bloqueio no trânsito de Florianópolis para realização de desfile cívico-militar
Bloqueio no trânsito de Florianópolis para realização de desfile cívico-militar (Foto: GMF/Divulgação)

O primeiro grupo a desfilar é formado por crianças de escolas municipais. Em caso de chuva forte, a participação delas será suspensa, segundo os organizadores. Isso só deverá ser decidido, no entanto, já momentos antes do evento, por volta das 8h.

Terça-feira será de céu encoberto e chance de chuva a qualquer momento em SC

Continua depois da publicidade

À reportagem, o Exército Brasileiro comunicou que a participação de suas tropas só será cancelada se as condições do tempo estiverem muito adversas, com uma chuva torrencial, por exemplo. Em caso contrário, a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada deverá ter na Avenida Cláudio Alvim Barbosa cerca de 650 agentes e 26 viaturas.

O que abre e fecha em Florianópolis no feriado de 7 de Setembro

As Forças Armadas ainda estarão presentes com membros da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira (FAB). O desfile também contará com forças de segurança submetidas a cada um dos três entes federativos, casos da Polícia Federal, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), e da GMF.

Todos eles ajudam a organizar o ato junto com a prefeitura de Florianópolis e sob coordenação do Estado. No mesmo dia, haverá outros desfiles cívico-militares em cidades catarinenses, mas apenas o da Capital terá o governo estadual como organizador. Os demais ficarão a cargo das respectivas prefeituras.

No desfile de Florianópolis, também devem estar presentes o prefeito Topázio Neto (PSD) e o governador catarinense em exercício, Moacir Sopelsa (MDB).

Continua depois da publicidade

Leia mais

Coração de Dom Pedro I: saiba como será a passagem do símbolo no Brasil

Florianópolis é a capital menos vulnerável à Covid-19 do Brasil