Programado para iniciar às 8h30 desta quarta-feira, o tradicional desfile de sete de setembro começou por volta das 9h na passarela Nego Quirido, às margens da Gustavo Richard, no centro de Florianópolis. Após execução do Hino da Independência e do Hino Nacional pela Banda da Polícia Militar, a primeira escola a desfilar foi a Escola de Ensino Básico Wanderley Junior, do bairro Ipiranga, em São José.
Continua depois da publicidade
O Governador de Santa Catarina Raimundo Colombo, que foi recepcionado por comandantes de tropas militares, disse que a data deve ser “um dia de reflexão” para a população. Também presente, o secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, César Grubba comentou sobre os protestos realizados contra Michel Temer na última noite: “manifestação ontem foi pacífica, salvo alguns casos isolados”.
Por fim, a PM de SC levou 640 integrantes à passarela e o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina encerrou o desfile com mais de 120 integrantes. Não foi registrado nenhum ocorrido ou incidente, e o único protesto registrado foi realizado na arquibancada, onde um manifestante estendeu uma faixa pedindo a monarquia parlamentarista como regime institucional.