Era maio de 1926 quando chegaram os primeiros desbravadores em Itapiranga. Após passarem por Mondaí, último reduto da civilização, enfrentaram mais 50 km de cachoeiras rio Uruguai abaixo, lotando pequenas lanchas. Encontraram densa e pesada floresta. Sem estradas, sem comércio, indústrias e meio de comunicação. Sem nada, tiveram que improvisar na tentativa de sobreviver num local tão hostil.

Continua depois da publicidade

Eram todos muito corajosos, para junto com suas famílias construir um local habitável.

Graças ao espírito empreendedor,o povoado conhecido como “Porto Novo” progrediu e, em 1954, foi elevado à categoria de município com o nome de Itapiranga.

Hoje a cidade tem duas unidades da Seara/JBS. O frigorífico de frangos abate 200 mil/dia e a maior parte da produção destina-se ao mercado externo. A produção de leite é muito forte, até pela estrutura das pequenas propriedades familiares.

Devido à grande produção, o meio rural se destaca pelas belas residências e qualidade de vida, onde praticamente todos dispõem de carro, telefone e internet. Hoje, com população em torno de 16 mil habitantes, dos quais 60% vivem no meio rural, a grande maioria de origem alemã, pois no início da colonização só podia comprar terras quem fosse alemão ou católico.

Continua depois da publicidade

Itapiranga é conhecida no país como Berço Nacional da Oktoberfest, festa que acontece no município desde 1978. O rio Uruguai é outro grande atrativo. Com largura em torno de 600 metros, divide o estado com o RS. A travessia ainda se dá com balsa, mas a população reivindica uma ponte.

Itaporanga, aqui é bom de viver!

Frase do prefeito

– O povo é ordeiro, trabalhador e busca constribuir para o crescimento – Milton Simon

Saiba mais

População: 15.623 habitantes

Localização: Extremo Oeste, na divisa com o Estado do Rio Grande do Sul e fronteira com a Argentina

Área: 280,11 quilômetros quadrados

Emancipação: 20/12/1953

Atrativos: um dos principais atrativos em Itapiranga é a Oktoberfest, com a qual, o município sustenta o título de Berço Nacional da Oktoberfest

Curiosidades: A língua alemã é predominante na cidade. Saber falar alemão é um pré-requisito para trabalhar no comércio, já que algumas pessoas tem dificuldades com o português, principalmente moradores do interior do município