O desemprego do país atingiu 8,4% no trimestre de novembro de 2022 a janeiro de 2023, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (17) pelo IBGE. Este é o menor índice de desocupação para o mesmo período desde 2015 (6,9%).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
A população desocupada foi de nove milhões de pessoas, ficando estável frente ao trimestre de agosto a outubro de 2022, quando a taxa foi de 8,3%.
A população ocupada foi de 98,6 milhões no último trimestre, uma redução de 1% (menos 1 milhão de pessoas) frente aos três meses anteriores, e alta de 3,4% (mais 3,2 milhões) no ano.
Entre os grupos de atividades, na comparação trimestral, houve aumento de ocupação em Alojamento e alimentação (3% ou mais 156 mil pessoas). Por outro lado, houve reduções em Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (-3,1% ou menos 272 mil pessoas) e Administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (-1,9% ou menos 342 mil pessoas). Os demais grupos ficaram estáveis.
Continua depois da publicidade
Já em relação à renda dos trabalhadores, os dados apontam crescimento de 1,6% no trimestre e 7,7% no ano. O rendimento real habitual foi de R$ 2.835 por mês.
Leia também
Salário mínimo regional de SC avança na Alesc e pode chegar a R$ 1.740; veja valores
SC tem 7,3 mil vagas de emprego abertas no Sine; veja onde
Como a crise do Silicon Valley Bank afeta o Brasil e Santa Catarina