Os estudantes brasileiros do Ensino Fundamental tiveram o melhor desempenho já registrado na disciplina de português no último resultado do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). As provas realizadas para medir esses níveis são de leitura. Participaram da avaliação de 2015 todas as escolas públicas com ao menos 20 estudantes nos 5º e 9º anos.
Continua depois da publicidade
Leia mais:
Desempenho dos estudantes do ensino médio em matemática piora e é o mais baixo desde 2005
É a primeira vez, desde 2007, que os índices de aprendizado do Ensino Fundamental 1 (até o 5º ano) apontam resultados satisfatórios para a disciplina de português. A nota média ficou em 208 — a anterior, de 2013, era de 196. O número considerado adequado é de 200. As informações foram divulgadas pelo jornal Folha de S. Paulo na manhã desta quinta-feira.
Os resultados das provas junto com as taxas de fluxo — reprovação e evasão — que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) devem ser anunciados na íntegra no começo da tarde desta quinta-feira pelo Ministério da Educação. O Ideb é calculado a cada dois anos juntando as médias do Brasil, Estados, municípios e por escola.
Continua depois da publicidade
O Ensino Fundamental 2 (até 0 9ºano) também teve uma melhora, mas, ainda assim, teve nota abaixo do nível adequado para a disciplina. Em 2015, o índice aponta nota média de 252, sendo que a anterior era de 246. A média considerada adequada é de 275.
Esse resultado indicaria que os estudantes brasileiros do 9º ano não teriam a competência para inferir efeitos de ironia ou humor em narrativas curtas ou resolver questões de matemática com apoio de recursos gráficos, envolvendo noções de porcentagem.
Na disciplina de matemática, houve um aumento gradativo dos resultados para todos os alunos até o 9º ano (Ensino Fundamental 1 e 2), porém, os índices ainda ficam abaixo dos considerados adequados. Para o Ensino Fundamental 1, a nota ficou em 219, sendo que o adequado é de 225. No Ensino Fundamental 2, a média é de 256, e o nível adequado, 300.