O eleitorado catarinense ofereceu ao PSDB o melhor resultado, em termos proporcionais, nas eleições de 2014. Aécio Neves conquistou a maior votação da história em Santa Catarina, com 2.469.079 votos (64,59%),  contra 1.353.808 (35,41%) concedidos a Dilma Rousseff (PT). Os tucanos não entendem, por isso, o decepcionante desempenho de Geraldo Alckmin, do PSDB, nas intenções de votos em Santa Catarina, quando faltam apenas duas semanas para a eleição.

Continua depois da publicidade

Pela segunda rodada do Ibope caiu de 7% para 6%. Continua empacado no Estado e no Brasil. As quedas de Ciro Gomes e Álvaro Dias explicam a estagnação do paulista.

A disputa em território catarinense continua sendo liderada pelo deputado Jair Bolsonaro (PSL), com 40%, já com clara tendência de polarização com Fernando Haddad (PSL), que está com 12%.

A atuação de Alckmin frustra não só os tucanos, mas uma fatia razoável do eleitorado. Mas é explicável. O ex-governador fez uma aliança com o Centrão para ganhar mais tempo na TV.  Uniu-se aos que têm nome envolvido em escândalos de corrupção e políticos que também destruíram o Brasil. E vem usando o maior tempo para atacar os adversários, afrontando a própria biografia. Já na estreia foi transformado em entregador de torta de açaí. Depois escondeu a sigla para acionar metralhadora contra os concorrentes.

Desiludido com Aécio Neves e frustrado com Geraldo Alckmin, o eleitor de 2014 consolidou a liderança Bolsonaro, identificado com o discurso antipetista e a contra a velha política.

Continua depois da publicidade

 

Urnas testadas

O presidente do TRE de Santa Catarina, desembargador Ricardo Roesler (C), o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral, Giuseppe Janino (D), e o juiz ouvidor do TRE-SC, Wilson Pereira Júnior, participaram no fim de semana em Joinville de testes das urnas eletrônicas. O exercício faz parte dos protocolos preparativos para as eleições. “A ausência dos partidos políticos pode demonstrar sua credibilidade no sistema de votação eletrônica do Tribunal Superior Eleitoral e dos TREs”, disse Roesler. Nenhum representante de siglas, como tem sido a praxe, compareceu aos testes.

 

Testemunhas

A juíza Maria Paula Kern, da 12ª Zona Eleitoral autorizou a expedição de cartas precatórias para oitiva das testemunhas acusatórias no processo a que responde o ex-governador Raimundo Colombo. Trata da denúncia do Ministério Público estadual por supostos crimes de falsidade ideológica na prestação de contas e recebimento de recursos da Odebrecht pelo caixa 2. A magistrada deu prazo de 90 dias para cumprimento da determinação.

 

Cartilhas

Tribunal Regional Eleitoral entregou 5 mil exemplares da cartilha Guia Rápido-Policia e Manutenção da Ordem nas Eleições de 2018. Em formato de bolso, com apenas seis páginas, dobráveis, contém informações objetivas, em textos de fácil leitura, sobre propaganda eleitoral, bebidas alcoólicas, principais crimes eleitorais, o que é permitido e proibido no dia da eleição e principais infrações de menor potencial ofensivo. Trabalho da Coordenação de Gestão da Informação do TRE-SC.

 

Nova expulsão

A executiva estadual do PSDB decidiu expulsar do partido o prefeito de Rio do Sul, José Thomé Filho. A alegação em nota oficial veiculada no fim de semana foi de infidelidade partidária.

Continua depois da publicidade

O prefeito declarou apoio à candidatura de Gelson Merisio (PSD), adversário político de Mauro Mariani, que tem como candidato a vice o tucano Napoleão Bernardes.

 

As punições

A pronta reação da executiva do PSDB tem um objetivo político muito claro: evitar que a porteira do tucanato seja aberto e que a opção do prefeito de Rio do Sul seja acompanhada de outras lideranças municipais e regionais. A ordem é estancar a sangria. O PSB nacional já havia expulsado o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, com o mesmo objetivo. Impedir novas adesões a Bolsonaro.

 

Hospitalizado

Passa bem o jornalista Miguel Livramento, internado às pressas no SOS Cardio, depois de sofrer infarto. Um dos mais populares cronistas esportivos do Estado, foi medicado e está fora de perigo. Vem recebendo manifestações de carinho de uma multidão de amigos e admiradores. Deve receber alta esta semana.

 

Leia também:

Empresário doa R$ 6,3 milhões a 50 candidatos no país