O desembargador Altamiro de Oliveira assumiu a presidência do Poder Judiciário de Santa Catarina na tarde desta quarta-feira (1º). No discurso, no Tribunal Pleno, em Florianópolis, celebrou a experiência e o propósito.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

— A vida é feita de escolhas e desafios, momentos de grande alegria e de felicidade. Erramos e acertamos, crescemos e aprendemos. A experiência chega com a idade. O passar dos anos nos torna pessoas melhores e mais capazes. Posso dizer que chego a esse especial momento muito orgulhoso de minha trajetória e muito certo de meu propósito. Desde muito novo, tive o objetivo de percorrer o caminho da magistratura —, iniciou a fala.

O desembargador estava como 1º vice-presidente desde fevereiro de 2022, mas passou a presidente com a renúncia do desembargador João Henrique Blasi. Ele deve comandar o Judiciário catarinense até o final de janeiro de 2024.

— Estamos diante de três meses cruciais e intensos. Vamos trilhar esse caminho com responsabilidade e prudência, encerrando com êxito esta jornada de gestão. Contudo, não hesitaremos em enfrentar pendências históricas, notadamente o plantão de primeiro grau e outras medidas que afetarão positivamente a saúde e qualidade de vida de magistrados e servidores —, destacou o novo presidente.

Continua depois da publicidade

De servidor a presidente do TJ: quem é o desembargador que assume o Judiciário de SC

O governador Jorginho Mello (PL) também esteve presente na cerimônia de posse e celebrou o Judiciário catarinense.

— O nosso judiciário é um judiciário que nos orgulha pela qualidade do que produz, pela posição firme dos nossos desembargadores. Eu sou amigo pessoal do presidente que saiu e do presidente que está entrando. Não tenho dúvida de que é um rodízio que vem acrescentar a cada mandato no melhoramento da Justiça, das prestações judiciais para cada seguimento da sociedade. Então estou aqui com muita alegria para aplaudi-los e dizer que eles têm orgulhado o estado de Santa Catarina —, citou.

Como o desembargador Altamiro assume a presidência, outras três mudanças ocorreram no colegiado da Corte catarinense. Antes 2º vice-presidente, o desembargador Getúlio Corrêa foi empossado como 1º vice-presidente, e nessa condição passa também a integrar o Órgão Especial. O desembargador Gerson Cherem II deixa a 3ª e assume a 2ª vice-presidência, enquanto a desembargadora Rejane Andersen, por ordem de antiguidade e desimpedimento, assume a 3ª vice-presidência do Tribunal de Justiça.   

Desembargador Blasi se despede da presidência

O desembargador João Henrique Blasi, deixando a presidência, explicou que a gestão foi abreviada por duas razões. A primeira, a celebração. A segunda, o reconhecimento. 

Continua depois da publicidade

— A celebração da fraternidade e da harmonia ao propiciar, dentro do próprio mandato, sem solução de continuidade, sem retrocesso, sem imposições, que companheiros de jornada ascendam a outros postos no contexto do corpo diretivo deste Tribunal. E o reconhecimento a esses mesmos companheiros, por suas longevas, dessemelhantes e profícuas jornadas, destacadamente o reconhecimento a Altamiro de Oliveira —, afirma. 

Leia mais

Entenda como dois cães ganharam na Justiça indenização após serem baleados em SC

As primeiras cidades de SC que contarão com juiz de garantias