Depois de divulgado o resultado das eleições da prefeitura de Florianópolis, perto das 19h deste domingo, o candidato Gean Loureiro (PMDB) foi ao encontro dos companheiros de partido na cabeceira da Ponte Hercílio Luz, no Estreito. Gean perdeu as eleições com 47,36% dos votos. Em discurso, disse aos eleitores, partidários e aliados que votaram nele que andem com cabeça erguida:
Continua depois da publicidade
– Se a gente tivesse chegado em primeiro lugar, a festa não seria tão bonita. Aqui estão os verdadeiros amigos Quem votou em mim deve andar de cabeça erguida – e completou – Só desejo o melhor para Florianópolis.
Veja fotos do dia de Gean Loureiro
Gean disse ainda que acredita que o resultado no segundo turno representou uma vitória, mesmo que não tenha sido eleito. O candidato disse que a campanha o ajudou a conhecer ainda mais Florianópolis e que o fato de ter conseguido quase metade dos votos aumenta a responsabilidade dele como político.
Continua depois da publicidade
– Não atribuo a derrota a ninguém. Atribuo a vitória da superação ao apoio de todos os aliados. Quando ninguém achava que chegaríamos ao segundo turno, nós superamos – disse.
O vice na candidatura à prefeitura, Rodolfo Pinto da Luz, o ex-governador Paulo Afonso, e o vice-governador de SC, Eduardo Pinho Moreira, foram até local apoiar Gean. No discurso, o candidato do PMDB agradeceu à família, partidários e também o apoio do atual prefeito Dário Berger.
Assim que todas as urnas foram apuradas, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) confirmou que Cesar Souza Junior (PSD), 33 anos, recebeu 52,64% dos votos válidos (117.834), e se tornou o novo prefeito de Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Depois de votar e cumprir agenda, Gean passou o fim da tarde com a família. Acompanhou a apuração com a família e só saiu de casa depois de divulgado o resultado. Na última pesquisa, sexta-feira, Cesar Souza Junior (PSD) apareceu com 43% dos votos contra 41% de Gean Loureiro (PMDB). Votos brancos e nulos somaram 10% , enquanto que 6% se declararam indecisos.
A campanha
Gean Loureiro sequer aparecia entre os candidatos que estariam na disputa pelo cargo de prefeito, de acordo com as pesquisas eleitorais divulgadas ao longo da campanha para o 1º turno. No dia 7 deste mês, o peemedebista recebeu 65.678 votos, o que correspondeu a 27,37% dos 239.957 votos válidos registrados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), ficando atrás apenas de Cesar Souza Júnior, que recebeu 76.024 votos (31,68%).
A disputa
Ex-secretário de governo do prefeito Dario Berger, Gean foi apoiado por outros nove partidos. O peemedebista trocou a estratégia inicial de marketing para sair do terceiro lugar nas primeiras pesquisas, superar Angela Albino (PCdoB) no primeiro turno, e se credenciar para a disputa do segundo turno com o candidato Cesar Souza Júnior (DEM). Nesta segunda fase da disputa, Gean revelou serenidade para responder aos ataques e força da militância do PMDB em uma disputa acirrada até o fim da campanha.
Continua depois da publicidade