Desde março de 2020, quando surgiram os primeiros casos de coronavírus, 170.141 pessoas já passaram por testes em Florianópolis, de acordo com a secretaria municipal de saúde. Agora, a capacidade de diagnóstico acaba de ser ampliada na região central da cidade, de 154 para 219 testes ao dia. Além disso, o centro de testagem, antes na Avenida Mauro Ramos, passou a funcionar na Passarela Nego Quirido.  

Continua depois da publicidade

Diariamente, o município tem capacidade para aplicar até 1,3 mil testes, que são fornecidos em centros exclusivos e de saúde, mediante encaminhamento médico.

Desde o início da pandemia, 51.485 pessoas foram diagnosticadas com a doença, conforme o boletim do governo catarinense dessa quinta-feira (4). Esse número coloca Florianópolis em segundo lugar na lista de cidades com mais casos, atrás apenas de Joinville, que registrou 54.882 infectados.

> Receba notícias de Florianópolis por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do DC, Hora e CBN Diário

A capital vem aplicando os dois testes disponíveis no mercado, o número de pacientes submetidos a cada um deles não foi informado. No total, são 170. 141 pessoas testadas até agora. O RT-PCR é considerado de maior precisão, se comparado ao teste rápido. Ele é feito com base em amostras do nariz e da garganta e indica o vírus ativo, ou seja, a infecção ainda em andamento.

Continua depois da publicidade

O resultado do teste RT-PCR leva de sete a 10 dias para sair e depende da análise do Laboratório Central do Estado (Lacen). Já o teste rápido pode ser concluído em até 15 minutos.

> SC tem aumento de casos ativos de coronavírus pelo terceiro dia consecutivo

Centros de testagem

Atualmente, o municípo possui quatro centros de testagem exclusivos para o novo coronavírus. Além da unidade instalada na Passarela Nego Quirido, há centros exclusivos, que aplicam o RT-PCR, nos bairros Estreito, Canasvieiras e Campeche. Nos Centros de saúde são aplicados testes rápidos.

> Com UTIs lotadas, Chapecó anuncia novas restrições para bares e eventos

A ideia da secretaria de saúde é identificar precocemente os pacientes com a covid-19, fazer o isolamento e, com isso, controlar o número de infecções.

Ao apresentar sintomas da doença, a população pode procurar o serviço do Alô Saúde Floripa, pelo número 0800.333.3233. Nesse contato, recebe as orientações de encaminhamento para testagem.

Continua depois da publicidade

> Segunda fase da vacinação contra a Covid em SC vai iniciar com idosos acima de 90 anos

> Em SC, Bolsonaro volta a defender vacina fabricada no Brasil e celebra vitória de aliados no Congresso

Após avaliação médica, os pacientes são orientados a procurar os seguintes centros de testagem:

Continente

Rua Araci Vaz Callado, 742. Estreito

Norte

Auditório do Centro de Saúde Canasvieiras

Sul

NEIM Campeche
Servidão Dionísio Rafhael Ignácio, n° 287 – Campeche

Centro

Passarela Nego Quirido
Drive-thru de coleta na UFSC, feita por um laboratório contratado pela Prefeitura.

Leia mais:

> Começa pré-cadastro para vacinação de idosos contra o coronavírus em SC

> Anvisa muda regras para aprovar vacinas contra Covid-19; novo critério beneficia Sputnik

> Padre diz que vacina é feita de fetos abortados, causa polêmica e pede perdão: “Retiro totalmente”

Continua depois da publicidade