Para fugir das chuvas de março e abril, a Federação Internacional de Automobilismo colocou o GP do Brasil no final do calendário em 2004. Naquele ano, Michael Schumacher já era campeão quando o Mundial de Fórmula-1 chegou a Interlagos. Mas a prova não ficou imune ao mau tempo, como em 2008, a vez em que Felipe Massa viu o título escapar nos últimos 500 metros (leia mais abaixo). Uma curiosidade sobre os dois oponentes do próximo domingo, às 14h: Fernando Alonso nunca venceu em Interlagos, mas lá conquistou seu bicampeonato. Já Sebastian Vettel ganhou seus dois títulos longe do Brasil – em 2010, venceu o GP em São Paulo, mas só sagrou-se campeão na última prova, em Abu Dhabi; em 2011, desembarcou no país (palco da etapa final) bicampeão por antecedência.
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2005
Alonso: regulamento embaixo do cockpit
Foi a antepenúltima prova. Com 30 pontos em jogo, Fernando Alonso (Renault) veio ao Brasil com 25 pontos de vantagem sobre Kimi Raikkonen (McLaren). No GP, o espanhol apenas marcou o rival, terminando em terceiro, uma posição atrás do finlandês, e ficando fora do alcance do piloto da McLaren (23 pontos em 20 a serem disputados). Alonso acabou com uma sequência de cinco títulos de Michael Schumacher.
2006
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Alonso: bicampeão em cima de Schumacher
Última prova do ano. Fernando Alonso (Renault) tinha 10 pontos a mais que Michael Schumacher (Ferrari), mas o alemão contava com mais vitórias na temporada. O espanhol completou o GP do Brasil na segunda posição, atrás de Felipe Massa (Ferrari). Na sua primeira despedida da F-1, Schumacher caiu para último no começo e fez uma espetacular corrida de recuperação, terminando em quinto.
2007
Raikkonen: o terceirão riu por último (quer dizer, em primeiro)
Depois da decisão de 1986 – entre Alain Prost, Nigel Mansell e Nelson Piquet -, três pilotos chegavam à última etapa em condições de título: Lewis Hamilton (McLaren), com 107 pontos, Alonso (McLaren), 103, e Kimi Raikkonen (Ferrari), 100. A exemplo de 1986, o terceiro colocado levou o campeonato. Com ajuda do companheiro Felipe Massa, Raikkonen foi o primeiro, Alonso, o terceiro, e o favorito Hamilton, o sétimo.
2008
Hamilton: e o Brasil chorou com Massa
Vice-campeão no ano anterior, Lewis Hamilton (McLaren) desembarcou no Brasil, última etapa, com sete pontos de vantagem sobre Felipe Massa (Ferrari). Uma tempestade adiou a largada por 15 minutos. A chuva retornaria a 10 voltas da bandeirada, provocando um tumulto na classificação. Massa dominou a prova, enquanto Timo Glock (Toyota), com pneus para pista seca, perdeu a quinta posição para Hamilton a 500 metros da chegada. Era o suficiente: o inglês foi campeão por um ponto.
2009
Button: o último campeão no Brasil
Foi a penúltima prova do ano, antes do GP de Abu Dhabi. Jenson Button (Brawn) tinha 16 pontos a mais que Sebastian Vettel (Red Bull). Com o quinto lugar em Interlagos, contra o quarto do alemão, o piloto inglês saiu do Brasil com 15 pontos à frente, em apenas 10 por serem disputados. Vettel venceria a última etapa, com o campeão Button em terceiro.
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