Qualquer descuido na alimentação pode fazer seus quilinhos aumentarem. Por esta razão, quem quer manter a boa forma fica de olho nas calorias dos alimentos. Também é importante ficar atento às bebidas, pois o consumo de álcool deve ser banido de qualquer dieta que prevê perda de peso. Segundo a médica ortomolecular Anna Bordini, a bebida alcoólica engorda mais que muitos alimentos.
Continua depois da publicidade
– E provoca mais fome se for consumida durante a refeição – explica.
O álcool possui mais calorias por grama – 7 cal/g – do que o carboidrato ou a proteína – 4 cal/g – perdendo só para a gordura com 9 cal/g.
– A ingestão de uma lata de cerveja de 350 ml equivale ao consumo de 25 g de bacon, enquanto o copo de caipirinha de 200 ml tem a mesma quantidade calórica que uma fatia de pizza de mussarela de 100 g. A bebida pode estragar a dieta e aumentar o peso – ressalta a especialista.
Continua depois da publicidade
A médica explica que o corpo demora de seis a oito horas para eliminar a substância alcoólica, o que contribui para a bebida ser metabolizada de forma errada.
– O álcool pode trazer diversos riscos de doenças como câncer, reações alérgicas, problemas hepáticos, distúrbios inflamatórios no estômago, além de doenças autoimunes – alerta Anna.
Você sabe quantas calorias está bebendo?
Mesmo quem não está apostando em uma dieta de emagrecimento deve ingerir bebida alcoólica com moderação. Uma tulipa de chope, por exemplo, contém 130 calorias, o mesmo que um pãozinho francês. Já imaginou quantos ‘pãezinhos’ se consome em uma noite durante uma festa? Por esse motivo, é preciso consumir drinques, cerveja, vinhos, caipirinhas em quantidades moderadas para não colocar a dieta – e a saúde – em risco.
Continua depois da publicidade
Veja abaixo a lista das calorias contidas nas bebidas e drinques mais consumidos durante o verão:
? Cerveja – lata 355 ml – 150 calorias.
? Chopp – tulipa 300 ml – 130 calorias.
? Cerveja light ou sem álcool – 300 ml – 75 calorias.
? Caipirinha com açúcar – 100 ml – 250 calorias.
? Caipirinha com adoçante – 100 ml – 170 calorias.
? Cachaça – 50 ml – 115 calorias.
? Batida com leite condensado – 200 ml – 350 calorias.
? Champanhe – taça 125 ml – 80 calorias.
? Cuba libre com Coca Zero – 200 ml – 80 calorias.
? Licor – 30 ml – 110 calorias.
? Orloff Ice – 290 ml – 190 calorias.
? Saquê – 100 ml – 130 calorias.
? Uísque – 50 ml – 120 calorias.
? Vinho tinto/branco doce – 150 ml – 210 calorias.
? Vinho tinto/branco seco – 150 ml – 130 calorias.
? Vodka – 50 ml – 120 calorias.
Nos coquetéis é ainda adicionado o açúcar deixando a dieta mais comprometida.
– Por isso, o indicado é substituir o açúcar pelo adoçante. Evite também acrescentar leite condensado em batidas, pois é rico em açúcar e gordura. Troque por iogurte desnatado que também fica gostoso e com menos calorias – recomenda a médica.
Outra dica é intercalar o consumo de bebida alcoólica com água ou até mesmo com sucos.
– Ingira bastante água antes de começar a beber, assim você evita ficar com sede e não sente necessidade de exagerar na bebida alcoólica para matar a sede. Caso tenha o hábito de beber vinho diariamente, sempre que possível substitua-o pelo suco de uva natural. Seguir essas regras já é um ótimo começo para conseguir manter o peso sem abrir mão totalmente das bebidas alcoólicas – aconselha Anna.
O gelo é outro aliado para diminuir os efeitos de coquetéis, uísque e caipirinhas. Usá-lo para diluir a bebida alcoólica é uma ótima opção e ajuda a manter a forma. Sem contar que você aprende a frequentar festas e bares sem colocar em risco toda a dieta.
Continua depois da publicidade