Saber qual o tipo de pele que você tem é muito importante para ajudar nos cuidados diários, na escolha dos cosméticos, maquiagens e tratamentos ideais. De acordo com o dermatologista Cristiano Tárzia Kakihara, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), o uso de produtos inadequados pode causar danos à pele. Veja quais são as indicações de cuidados para cada tipo:
Continua depois da publicidade
Pele normal: é a pele que não é nem seca, nem oleosa, com aparência de pele de bebê. Tem o equilíbrio perfeito entre hidratação adequada e oleosidade na medida certa. Não tem tendência a desidratar facilmente, nem a apresentar espinhas.
Como cuidar e que tipo de produto usar: a limpeza deve ser feita com sabonetes para peles normais e complemente com tônicos faciais, também, para peles normais. Use filtro solar em cremes, géis- creme, loções ou séruns e os cremes antirrugas e hidratantes podem ser usados tranquilamente.
Pele oleosa: é aquela que os poros entopem facilmente e acumula sebo, este tipo de pele é mais comum em adolescentes e em adultos do sexo masculino, mas é cada vez mais encontrada em mulheres adultas. Este tipo de pele necessita de cuidados no controle da oleosidade.
Continua depois da publicidade
Como cuidar e que tipo de produto usar: lave com sabonetes para peles oleosas e complemente com tônicos faciais para pele oleosa, por toda a face. O filtro solar deve ser em géis, loções não-comedogênicas ou séruns e prefira produtos que controlem o excesso de produção de sebo. Em alguns casos pode ser associado o uso de cremes antirrugas e hidratantes leves.
Pele mista: este tipo de pele é aquela que apresenta mais oleosa na zona “T” (testa, nariz e que) e é a mais comum.
Como cuidar e que tipo de pro usar: para limpar use sabonetes para peles oleosos e tônicos faciais para pele oleosa, pelo menos na zona “T”. Já o filtro solar deve ser em géis, loções não-comedogênicas ou séruns. Também é indicado o uso de produtos que controlem o excesso de oleosidade, pelo menos na zona “T” e no geral, ela tolera bem o uso de cremes antirrugas e hidratantes.
Continua depois da publicidade
Pele seca: é a que apresenta uma deficiência natural e crônica de hidratação, com uma aparência opaca, sem brilho e áspera.
Como cuidar e tipo de produto: Use sabonetes para pele seca, tônicos ricos em substâncias hidratantes e protetor solar em cremes. O uso de cremes noturnos é primordial para corrigir o déficit hídrico, cremes antirrugas e hidratantes são mais do que bem-vindos, já que este tipo de pele é mais predisposto a desenvolver rugas e rachaduras.
Pele sensível: esta facilmente se irrita com diversos produtos rotineiros, desde sabonetes até cremes antirrugas. Ela manifesta-se com vermelhidão, coceira ou até dor por uso de produtos que parecem ser inofensivos para a maior parte dos pacientes.
Continua depois da publicidade
Como cuidar e tipo de produto: a escolha dos produtos a serem usados deve ser discutido minuciosamente com o dermatologista, pois este profissional tem o pleno conhecimento na arte de conciliar os mais diversos produtos para minimizar aquela sensação de pele irritadiça.