Organizando o lançamento de novos produtos para 2022, principalmente em linhas voltadas para sustentabilidade, com preocupação em relação à logística reversa, a maior envasadora de água mineral do sul do país adequou as estruturas no período pandêmico e agora está em plena expansão.

Continua depois da publicidade

Ainda, a Água Mineral Imperatriz é a marca mais lembrada pelos catarinenses no segmento, vencedora na pesquisa Top of Mind 2021. A empresa faz parte do Grupo JAN e, segundo Oberdan Vilain Jr., diretor administrativo e jurídico do Grupo, a qualidade dos produtos e a receptividade do público em relação às ações sociais e ambientais valorizam a marca.

> “Quando você foca no consumidor, você dificilmente erra”, afirma diretor de soluções da Globo

— Acredito que esse prêmio se dá principalmente por sermos muito rigorosos em relação aos processos, buscando a excelência, especialmente na qualidade do produto que chega até aos nossos consumidores.Além disso, fomos a primeira empresa do Brasil a lançar um garrafão de uso exclusivo e com design, que são os garrafões retornáveis de 20 litros. Isso garante ao nosso consumidor que ele tenha qualidade até a distribuição, pois o garrafão é envasado e higienizado por uma única empresa — afirma o diretor.

A empresa também foi vencedora do prêmio Top of Mind nos anos de 2017, 2018 e 2019 como a marca mais lembrada no segmento.

Continua depois da publicidade

O Grupo JAN conta com duas unidades industriais, uma em Santo Amaro da Imperatriz e outra (a Da Guarda) em Tubarão. Além disso, a unidade administrativa e a comercial ficam em Florianópolis. Um dos maiores grupos empresariais do segmento no Brasil, a companhia conta com produtos distribuídos por todo o estado catarinense, com mais de 15 mil pontos de venda.

Em maio de 2018, o Grupo adquiriu a Água Mineral da Guarda, com história de mais de sete décadas. A empresa contou com significativos investimentos em tecnologia de ponta, que modernizaram os processos de envase e garantiram maior qualidade à linha de produtos.

Mudança de foco e expansão

A envasadora matriz, em Imperatriz, possui capacidade de produção de garrafões de 1600 ou 3000 por hora, dependendo da linha. Já a linha de descartáveis, com garrafas de 500 ml, possui capacidade de pelo menos 20 mil garrafas por hora.

Houve queda de 30% no faturamento durante os anos de pandemia, devido ao fechamento das atividades de muitos clientes, que focavam em embalagens pequenas descartáveis.

Continua depois da publicidade

No entanto, o mercado de retornáveis foi favorecido durante a crise sanitária, pois as famílias acabaram se voltando para dentro de casa.

– Tivemos uma manutenção interessante em relação aos produtos mais populares e de maior volume, em relação aos descartáveis. Agora estamos alcançando os patamares pré-pandêmicos, ultrapassando o ano de 2019.

água mineral imperatriz
Oberdan Vilain Jr., diretor administrativo e jurídico do Grupo JAN (Foto: Divulgação )

Faturamento, emprego e volume de vendas devem aumentar neste ano, segundo o diretor. A partir deste ano, a empregabilidade aumentou na companhia e deve alcançar resultados também superiores ao nível pré-pandêmico em pelo menos 10%. Hoje, a companhia possui 201 colaboradores, muitos deles na companhia há mais de três décadas.

Ações de sustentabilidade

A empresa preserva mais de 800 mil m² de área verde nas envasadora e suas fontes estão localizadas em meio à mata nativa. Ainda, a companhia realiza um programa de reciclagem onde os recursos da venda dos resíduos plásticos são revertidos para os colaboradores.  

Continua depois da publicidade

O Grupo JAN também promove um programa de reuso da água, com captação inteligente das unidades lavadoras de embalagens que, após a passagem pela estação de tratamento de efluentes, é utilizada para limpeza.

Além disso, a empresa ganhou prêmio nacional após realizar em 2019 a campanha Pet por Pets, com abrangência na Grande Florianópolis. Ao recolher garrafas descartaveis e envia-las para reciclagem, destinava os recursos adquiridos para organizações que atuam na causa animal.

> Branding emocional: entenda o conceito que pode mudar a relação da marca com o com o público

— Nós retiramos mais de 10 toneladas de lixo e com o dinheiro da venda para a reciclagem, conseguimos ajudar cuidadores de animais através da ONG Faça o bem que Você Pode e também a Ecopet, ONG de castração de animais de rua — destaca o diretor.

Aprovação da Imperatriz vem de séculos

A Imperatriz é a líder de vendas em Santa Catarina, mas o reconhecimento da qualidade da Água Mineral Imperatriz vem de longa data. Em 1812, foram levadas para a corte do rei D. João VI, algumas garrafas de água da Fonte Caldas, a primeira fonte hidrotermal do Brasil. Em 1845, o imperador, acompanhado da imperatriz Teresa Cristina, visitou a região de Caldas. Naquela época, Santo Amaro tinha uma das melhores estâncias hidrotermais do mundo. No ano de 1920, teve início o engarrafamento e a distribuição da água mineral em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Conheça as marcas Top of Mind 2021.

Leia também

Marcas que deixam marcas: reassista campanhas publicitárias inesquecíveis

O mercado já sabe: nenhum consumidor será como antes