Pode-se descrever a Rússia como um país prolífico em romancistas, bailarinos e, mais atualmente, em acidentes de carro. Em um país com mais de 30 mil mortes no trânsito por ano e uma imensa cifra de fraudes em seguros, motoristas encontraram uma alternativa barata, prática e legal para eximir-se da responsabilidade de acidentes na estrada: as dash cams.

Continua depois da publicidade

– Você pode entrar em seu carro sem as calças, mas nunca sem uma dash cam – afirma Aleksei Dozorov, ativista pelo direito dos motoristas na Rússia.

As câmeras acopláveis aos paineis de veículos, que funcionam a base de memória flash, gravam por longas horas e previnem mal-entendidos com as forças da lei. A Justiça russa não leva em consideração reclamações verbais, daí a popularidade e o poder legitimador dos registros em vídeo.

Em vídeos no Youtube é que se vê a necessidade do dispositivo. As câmeras registram motoristas culpados fugindo, pedestres se atirando em cima de carros na tentativa de tirar dinheiro de outros envolvidos e até cenas mais bizarras, como um senhor experimentando ir de um lado ao outro de uma autopista movimentada dentro de um carrinho de supermercado.

Não só os incidentes de trânsito, no entanto, são registrados pelas dash cams. Recentemente, uma câmera registrou um acidente no pouso de uma aeronave, que matou a tripulação. E, com o meteoro que atingiu a Terra na sexta-feira, também registros do ocorrido alcançaram a web.

Continua depois da publicidade

Veja o vídeo: