O Paraguai é um popular destino de compras entre os brasileiros. Mas, além disso, o país vizinho reserva ótimas surpresas para os turistas. Então, se você procura uma viagem diferente para as próximas férias ou para um feriado prolongado, veja a seguir o que fazer no Paraguai em roteiros de três a sete dias. Há opções para todos os gostos, passando pelos encantos de Assunção, os parques naturais, as rotas jesuítas e muito mais. Tudo com tempo para as compras, claro. 

Continua depois da publicidade

Outro bom motivo para fazer logo suas malas é a praticidade para chegar lá. Do aeroporto de Florianópolis (Floripa Airport) partem voos diretos pela Azul Linhas Aéreas, com menos de duas horas de viagem, até a capital paraguaia. Saiba mais! 

O que fazer no Paraguai em três dias? 

Já à primeira vista, Assunção faz jus ao título de “Capital Verde da Iberoamérica”. A vegetação que cobre a cidade adorna a mescla de arquitetura colonial com a modernidade de uma grande metrópole. 

Depois, locomover-se pela capital paraguaia é fácil, graças ao traçado retilíneo das avenidas e ruas. Some-se a isso a hospitalidade do povo local e logo você se sentirá em casa. 

Vista aérea de Assunção com muito verde (Foto: Anton Lukin / Unsplash) 

Continua depois da publicidade

Três dias em Assunção 

Então, o que fazer em Assunção? É possível conhecer as principais atrações da cidade com um roteiro de apenas três dias, que cabe perfeitamente em um feriado prolongado, como os vários que teremos em 2025. Carnaval, Páscoa e Dia do Trabalho, por exemplo, oferecerão ótimas oportunidades para programar sua viagem. 

  • Dia 1 

Os principais pontos históricos de Assunção podem ser visitados em três ou quatro horas fazendo-se um tour pelo bairro Catedral. Ali estão o Panteão Nacional de Heróis, o Centro Cultural da República, o Museu Casa da Independência, o Palácio de López e outros lugares de interesse. 

Feito isso, aproveite o restante do dia para passear na Costanera, à beira da Baía de Assunção e do Rio Paraguai. Não muito longe dali também está Loma San Jerónimo, um bairro pulsante de arte urbana. 

  • Dia 2 

Afastando-se um pouco do centro histórico, há outros passeios imperdíveis. O Museo del Barro mostra uma cultura paraguaia multifacetada, o Museu do Futebol Sul-Americano com certeza agradará aos fanáticos pelo esporte, enquanto o Zoológico e Jardim Botânico de Assunção é uma boa opção de programa para toda a família. 

Continua depois da publicidade

  • Dia 3 

Os arredores de Assunção ainda guardam os tesouros da rota franciscana. O Templo de San Buenaventura de Yaguarón, por exemplo, encanta pelos adornos internos e é reconhecido como patrimônio mundial pela UNESCO. 

Outra opção para o dia é o passeio de compras. O Paseo La Galeria e o Shopping del Sol, em Assunção, são dois endereços recomendados para quem procura as grandes marcas. Ou, se deseja ter uma experiência mais imersiva, a cidade de Areguá é famosa pelos artesanatos em cerâmica e fica a apenas 45 minutos da capital. 

Onde comer em Assunção? 

Aproveite sua estadia para conhecer os pratos típicos do Paraguai, como a sopa paraguaya. Apesar do nome, trata-se de um bolo salgado com cebola e queijo. Mas a gastronomia local também é rica em carnes e influências asiáticas. Alguns lugares para conhecer incluem o Bolsi, Lo de Osvaldo, La Cabrera, o Restaurante SU e o Ko’ape Rooftop, onde está a vista mais bonita do pôr do sol em Assunção. 

Percorrendo a rota dos jesuítas 

Missão Jesuíta de Jesus de Tavarangue (Foto: Divulgação / Visit Paraguay) 

Continua depois da publicidade

Além da capital, outra região que vale a pena conhecer é a rota dos jesuítas. Ela parte de Encarnación, um charmoso balneário às margens do rio Paraná, ao sul do Paraguai. A seis horas de carro de Assunção, dá para encaixar o destino em um roteiro de cinco dias pelo país vizinho. 

Essa área é mais um patrimônio histórico paraguaio, com ruínas arqueológicas e missões construídas entre os séculos 17 e 18, como a Missão Jesuíta da Santíssima Trindade do Paraná. A estrutura impressiona tanto pelo tamanho quanto pela beleza. Já a Missão Jesuíta de Jesus de Tavarangue tem como diferencial um espetáculo noturno de projeções sobre as ruínas. 

A força das águas em Ciudad del Este 

O tour por Itaipu é uma dica de o que fazer no Paraguai (Foto: Divulgação/Visit Paraguay) 

Para quem procura contato com a natureza e uma boa dose de emoção, o Paraguai também é um ótimo destino, especialmente se tiver mais dias de viagem. 

Continua depois da publicidade

Nos arredores de Ciudad del Este, os Saltos del Monday têm quedas d’água com mais de 40 metros de altura. Ali perto, a usina de Itaipu é outro exemplo impressionante da força das águas. E, além da geração de energia, Itaipu oferece um complexo turístico onde é possível se aprofundar na cultura guarani, tão importante para o Paraguai e o próprio Brasil. 

Em direção ao norte, a Reserva Natural Florestal Mbaracayú é um paraíso verde com uma enorme biodiversidade, incluindo 440 espécies de aves observáveis. 

Paraguai: destino de aventura no Chaco 

Kamba Hópo, uma das cavernas de Vallemí, na cidade de San Lázaro (Foto: Divulgação/Visit Paraguay) 

Mais acima de Mbaracayú está o Chaco paraguaio, onde aconteceu um capítulo importante da história do Paraguai: a Guerra do Chaco, na década de 1930. O mais indicado é começar sua jornada local pela cidade de Filadelfia, na região de Boquerón. Ali está o Centro de Interpretación del Gran Chaco Americano, um ponto de partida perfeito para conhecer a formação natural, cultural e social desse ecossistema. 

Continua depois da publicidade

Ao lado está a região de Concepción, que guarda as Cavernas de Vallemí. São quatro formações rochosas ao todo, com diferentes indicações de público. A Caverna 14 de Julio, por exemplo, é acessível para turistas de todas as idades. Já La Santa Caverna é mais procurada por aventureiros de plantão, assim como a Caverna 54, que permite a prática de rapel. Enquanto isso, Kamba Hópo é mais bem apreciada desde o rio Paraguai, de onde se pode contemplar a vista em toda a magnitude. 

A paisagem pouco povoada do Chaco também convida os viajantes a admirar um show estrelado no céu. Um lugar especial para isso é o observatório astronômico “Niokit Owush”, no Alto Paraguai ou Pantanal paraguaio, mas não faltarão vistas deslumbrantes da noite por todo o Chaco. 

Cinco motivos para conhecer o Paraguai (além das compras) 

Veja boas razões para os brasileiros incluírem o Paraguai entre os planos da próxima viagem. 

  • Destino não saturado 

Como aponta a McKinsey, 80% dos turistas visitam somente 10% dos destinos disponíveis. Mas vem crescendo uma tendência interessante: a busca por lugares menos saturados — e o Paraguai oferece justamente isso. 

Continua depois da publicidade

  • Preços equilibrados ao longo do ano 

O fato de não ser um destino saturado faz com que o Paraguai não tenha tanta influência de alta ou baixa temporada. Os preços de hospedagem, alimentação e transporte costumam ser equilibrados em qualquer estação. 

  • Hospitalidade 

Os paraguaios são um povo amistoso, receptivo e de fácil comunicação. Para os brasileiros, o bom e velho “portunhol” funciona bem. Ocasionalmente, você também ouvirá os nativos falarem entre si em guarani, o outro idioma oficial além do espanhol. 

  • Um país para todos os gostos 

Como vimos, há muito o que fazer no Paraguai. O país tem atrativos históricos, culturais, gastronômicos, esportivos, religiosos, naturais e de aventura a distâncias curtas uns dos outros. 

  • Voos diretos de Florianópolis 

A partir do Floripa Airport, na capital catarinense, a Azul Linhas Aéreas oferecerá uma rota direta para Assunção. Entre 18 de dezembro de 2024 e 5 de março de 2025, estão programados dois voos semanais, às quartas-feiras e aos domingos, com menos de duas horas de trajeto.  

Continua depois da publicidade

Mas, atenção! A malha aérea é dinâmica e pode mudar. Então, procure logo seu agente de viagens, reserve sua passagem com os voos diretos para Assunção pela Azul Linhas Aéreas e acompanhe as novidades do Floripa Airport no perfil do Instagram