Passados seus primeiros anos, o blues começou a incorporar novos instrumentos, como a guitarra e o piano, sendo influenciado por outros estilos e até soando mais parecido com o jazz: o blues desta fase é mais dançante, e marcado também por muita improvisação.
Continua depois da publicidade
> Especial Nos Trilhos do Blues: a origem e os subgêneros de um dos estilos mais influentes do mundo
Acompanhe o Bilheteiro do Trem do Blues enquanto ele conta a segunda parte desta história.
> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
Texas Blues
O pessoal que morava nessa região apreciava um ritmo latino – quando passava por aqui o Blues não ficava assim tão longe do México, ain’t that right? Alguns dos que desembarcaram por aqui foram Blind Lemon Jefferson, Blind Willie Johnson, Big Mama Thornton e os irmãos Johnny e Edgar Winter. Teve também o Steve Ray Vaughan, que circulou por um tempo por essa estação e depois se foi, bless his heart – mas os passageiros do Blues nunca mais se esqueceram dele.
Continua depois da publicidade
Depois que os viajantes trocaram seus violões por guitarras, os texanos se tornaram guitarristas dos bons, e ensinaram muita coisa para os músicos que anos mais tarde embarcaram no trem do Rock. T-Bone Walker foi um dos primeiros (e um dos melhores) guitarristas que já passou por aqui.

Memphis Blues
Não sei se vocês conhecem o Vaudeville – é aquele estilo meio esquisito de onde saíram a literatura burlesca e os “circos de horror”, que nessa época eram moda. Os passageiros que desembarcavam na Memphis Blues gostavam desse estilo: faziam uma música animada e festeira, que até se parece um pouco com o jazz. E eu gosto de quem gosta de festa, I done told you!
Eles também gostavam de improvisar: várias vezes eu vi os rapazes da Memphis Jug Band tocando com garrafas e tábuas de lavar roupa em vez de instrumentos musicais de verdade. Tábuas de lavar roupa, imagine, senhorita! Memphis Minnie também desembarcou por aqui, e foi uma das primeiras passageiras do Blues a fazer um solo de guitarra.
Continua depois da publicidade
> John Lennon: confira dez curiosidades sobre o músico

Boogie-Woogie
Muita gente nem lembra que essa estação fica na linha do Blues! Nas estações do campo, o instrumento favorito do pessoal era o violão; mas, nas estações que ficavam nas cidades, e principalmente aqui, quem mandava era o piano – sempre tocado de um jeito muito, muito acelerado. Esses sujeitos não aprenderam a tocar piano com música clássica europeia, não; e dava pra perceber isso na primeira ouvida – o que não é algo ruim, veja bem, meu senhor!
Os passageiros daqui (Memphis Slim, Albert Ammons, Pete Johnson, Little Richard, Meade Lux Lewis, Roosevelt Sykes) não cantavam muito: preferiam dançar enquanto os instrumentos ditavam o ritmo. Dizem que aquele povo do trem do Rock também deu várias voltas por aqui.

> Resumo de Invocação do Mal: entenda a história e as conexões entre os filmes
Leia também:
> Pixar, 35 anos: conheça a história da companhia e relembre seus filmes mais famosos
> Bob Dylan, 80 anos: confira vinte fatos e curiosidades sobre o músico
> Saiba quem inventou o rock e a história por trás do estilo musical