Logotipo, ou logótipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma.

Continua depois da publicidade

Quando uma companhia decide mudar o seu logo, isso envolve muito mais do que criar apenas um novo desenho. As indústrias de criação, normalmente são muito ricas e ganham muito por um único desenho. Porém, algumas das marcas famosas não gastaram nada para criar suas imagens, segundo a revista Superinteressante.

Coca-cola, não gastou nada. Nadinha!

Foto: Coca-Cola/Divulgação

O famoso logo da Coca-Cola foi criado por Frank Mason Robinson, em 1885. Na época, Mason era escriturário de John Pemberton, o criador da bebida, e teve a ideia de fazer o logo com a letra cursiva. A fonte usada, conhecida como Spencerian Script, foi desenvolvida no meio do século XIX e era a forma dominante da escrita à mão nos Estados Unidos na época.

Continua depois da publicidade

De acordo com os Comunicadores, a agência McCann Copenhagen descobriu no logo da Coca-Cola a bandeira da Dinamarca. Como o país é considerado por muitos, o lugar mais feliz do mundo (devido a seus índices de desenvolvimento humano, social e econômico), a agência resolveu usar essa descoberta e criar uma ação de oportunidade chamada “The Happy Flag” no aeroporto: um outdoor da Coca-Cola com várias bandeirinhas da Dinamarca camufladas e os dizeres: “Bem-vindo ao país mais feliz do mundo”.

Pepsi, desembolsou US$ 1.000.000

Foto: Pepsi/Divulgação

O novo logo da Pepsi foi desenhado pelo Grupo Arnell, uma reconhecida empresa de design e criação de marcas, em 2008. O preço citado inclui um pacote completo de renovação da marca, embora a diferença ter sido mínima.

Também há quem diga que existe a logo da Pepsi nas novas latinhas da Coca-Cola, diz G1!

Nike, gastou uma pechincha US$ 35.

Foto: Nike/Divulgação

Esse foi o preço pago à estudante de design Carolyn Davidson, em 1971, pela criação do símbolo que mais tarde seria mundialmente famoso como logotipo da Nike. Ela criou o conceito antes mesmo de se graduar na universidade de Portland, nos Estados Unidos. Comenta-se que em 1983 ela teria recebido de presente da companhia, um anel de diamantes com a marca criada por ela e uma certa quantidade de ações da empresa, cujo valor não foi revelado.

A Nike alterou o seu logo em campanha especial aos moradores de New York, de acordo com a Hypeness.

Google, nem um centavo foi gasto.

Fonte: Google/Reprodução

O logo da empresa foi desenhado em 1998 por Sergey Brin, um dos próprios fundadores da companhia. Depois disso, sofreu algumas pequenas alterações, mas o conceito original se manteve intacto. O logotipo também ganha versões divertidas em datas especiais, que são chamadas de ‘doodles’.

Continua depois da publicidade

O site Olhar digital, afirma que Google mudou logo e redesenhou seu buscador

Twitter, uma merrequinha de US$15

O Foto: The Inspiration Room/Reprodução

O passarinho que simboliza a rede social Twitter é um dos poucos logotipos mundialmente famosos que custaram ainda mais barato que o logo da Nike. O passarinho azul custou exatos 15 dólares!

Ele surgiu a partir de uma imagem armazenada em um banco de dados, comprada por essa quantia – o artista responsável por sua criação, Simon Oxley, recebeu pouco mais de seis dólares. O logo sofreu pequenas alterações para se modernizar no início de 2011.

O pássaro que se tornou ícone do Twitter durante os últimos seis anos acaba de sofrer uma mudança, garante o portal B9.