Uma coleção particular na Itália revelou uma grande descoberta para o mundo das artes. Uma nova obra Medusa, de Caravaggio, que até então pensava-se ser uma cópia, revelou-se autêntica.
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Especialistas analisaram radiografias da pintura do mestre barroco e concluíram que uma segunda peça, como a original de 1600, também foi feita pelo artista.
Caravaggio pintou a cabeça decapitada da Medusa num escudo que hoje está no acervo do Museu Uffizi, em Florença. Segundo o mito grego, Perseu matou a mulher com cabeleira de serpentes e grudou sua cabeça num escudo, já que seu olhar transforma inimigos em pedra.
De acordo com informações do jornal Folha de S.Paulo, a segunda Medusa é um pouco menor do que a primeira versão. Mas um exame de radiografias e desenhos preparatórios não deixa dúvidas quanto a autoria do segundo trabalho.
“Não é uma imitação, e sim outra criação”, disse Mina Gregori, especialista em Caravaggio, que analisou a obra. Segundo ela, a segunda Medusa, comprada pelo colecionador Ermanno Zoffili há 20 anos, foi feita antes da versão que está em Florença.
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De acordo com um jornal italiano, é possível que o mecenas de Caravaggio, o cardeal Del Monte, teria gostado tanto desta primeira versão da Medusa que encomendou mais uma a Caravaggio, que deu de presente ao nobre florentino Ferdinando dei Medici, cujas obras mais tarde seriam agrupadas no Museu Uffizi.