Um jovem de 18 anos ficou paraplégico após ter sido baleado na coluna vertebral enquanto estava em uma balada em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. Outro adolescente, de 17 anos, foi atingido no braço pelo mesmo atirador. O crime aconteceu em dezembro de 2021, mas o inquérito policial foi concluído pela Polícia Civil no último mês. O suspeito está foragido.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
A investigação apurou que a sequência de três disparos de arma de fogo foi direcionada às duas vítimas por um outro adolescente, de 17 anos, que possui diversas passagens policiais. O jovem portava uma pistola de calibre .380 automática.
O tiroteio aconteceu por volta das 2h40min da madrugada, na Rua Rui Barbosa, região central do município, no dia 18 de dezembro de 2021.
Segundo o inquérito, a motivação do atirador foi fútil. Durante a festa, as duas vítimas e ele teriam se desentendido e a pequena desavença teria levado ao crime. A polícia afirma que não há qualquer fato anterior que possa ter influenciado o conflito, por tanto, o crime é considerado sem premeditação ou motivação pretérita.
Continua depois da publicidade
Segundo o delegado Vagner Tiago Papini, havia uma informação sobre o início do conflito ter relação com um sinal característico e utilizado pela facção rival da que o suspeito, em tese, integraria. Uma das vítimas teria reproduzido com as mãos o tal gesto, mas a polícia não confirmou a ação ou colheu qualquer elemento que indicasse essa conclusão.
Os disparos foram feitos pelas costas das vítimas, de forma repentina, surpreendendo os dois rapazes. Dessa forma, não havia como eles se defenderem do agressor.
Eleições 2022: guia mostra tudo o que você precisa saber
Um dos jovens, que foi baleado no braço, se recuperou. Entretanto, o outro perdeu os movimento dos membros inferiores e ficou paraplégico após a bala atingir a coluna vertebral.
Para o delegado Papini, o motivo fútil e a ação sem possibilidade de defesa das vítimas torna a tentativa de homicídio duplamente qualificada.
Continua depois da publicidade
O procedimento policial já foi encaminhado ao Poder Judiciário e ao Ministério Público para as demais fases da persecução penal referente ao adolescente infrator. O suspeito segue foragido.
Leia também
Servidora fantasma e marido são condenados a devolver R$ 960 mil aos cofres públicos em SC
Com ciclone, SC tem vento de até 111 km/h e registra três vezes mais chuva do que o esperado
Clube flutuante de SC que foi arrastado ao mar por ciclone naufragou, diz Marinha