Falta muito pouco para as obras de ampliação do Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, em Joinville, saírem do papel. Durante reunião periódica entre as procuradorias da Infraero e da prefeitura, nesta terça-feira, os últimos detalhes foram acertados.

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Agora, é apenas uma questão de tempo até a entrada dos processos de desapropriação dos terrenos do primeiro lote na Justiça.

– Nossa expectativa é que isso se resolva até o próximo mês -, revela o superintendente da Infraero na cidade, Rones Heidemann.

– Toda a parte de análise já está concluída. É só uma questão de ajustes no procedimento jurídico -, argumentou o secretário de Desenvolvimento, Raulino Schmitz.

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As desapropriações começam imediatamente após o início dos processos judiciais. Assim que o juiz der a sentença, a Infraero indeniza os proprietários das áreas a serem integradas ao aeroporto.

Para esta fase, a organização reservou R$ 21,6 milhões. Os desmembramentos serão feitos em lotes, de acordo com o cronograma de obras previsto no projeto. Os primeiros terrenos a serem desapropriados são do Aeroclube de Joinville, do Clube dos 21 e do Complexo Schulze.

As obras iniciais serão destinadas à construção do novo Terminal de Cargas e à ampliação da área de transição e das faixas de pista.

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– O que demora é o primeiro lote. Depois da liberação deste, o restante segue o mesmo procedimento e é liberado mais rápido -, explica Schmitz.

ILS a caminho

O ILS, aparelho que possibilita as operações aeroportuárias mesmo com pouca visibilidade, tem data prevista para chegar ao aeroporto de Joinville.

– O equipamento já está comprado e chega à cidade em novembro -, revela Rones Heidemann.

A partir do momento em que o ILS estiver no local, há prazo de 90 dias para a instalação. O início das operações dependem da homologação das atividades, que só será feita depois que o aparelho estiver totalmente pronto para funcionar.

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