Mais de 1.400 pessoas são consideradas desaparecidas em Santa Catarina. Até o último 31 de julho, o número exato era de 1.412 registros. Só neste ano, a média é de 7,2 novos desaparecimentos por dia. São casos envolvendo crianças, adolescentes e adultos de todas as partes do território catarinense, e em alguns deles a busca já atravessa décadas.
Continua depois da publicidade
O trabalho de investigação no Estado é coordenado pela Delegacia Especializada em Pessoas Desaparecidas (DPPD), que fica em Florianópolis, e também conta com o apoio da Polícia Militar, com o projeto SOS Desaparecidos, e do Instituto Geral de Perícias (IGP).
Tire suas dúvidas sobre como agir em casos de desaparecimento
– Quando uma pessoa é considerada desaparecida?
Segundo a Polícia Civil, uma pessoa pode ser considerada desaparecida a partir do momento em que familiares ou pessoas do convívio dela não conseguem mais localizá-la ou contatá-la – sem que haja explicação para isso.
– O que pode ser feito antes de registrar um desaparecimento?
Continua depois da publicidade
Outros familiares, amigos e colegas de trabalho podem ser consultados para ajudar com possíveis informações sobre a pessoa que está sendo procurada.
– Quando notificar o desaparecimento?
A partir do momento em que é constatado o desaparecimento, é importante que o registro seja feito o quanto antes (não há necessidade de esperar 24 ou 48 horas). As primeiras horas são consideradas fundamentais para a localização.
– Onde o registro pode ser feito?
O registro de desaparecimento pode ser feito na delegacia de Polícia Civil mais próxima. Caso não seja possível, a notificação também pode ser realizada pelo telefone 190, da Polícia Militar.
– Como funciona a investigação desses casos?
A Delegacia Especializada em Pessoas Desaparecidas (DPPD), que fica em Florianópolis, coordena os trabalhos de buscas de desaparecidos em Santa Catarina e em geral investiga os casos registrados na Grande Florianópolis. Nas outras cidades, as delegacias locais realizam o trabalho.
Continua depois da publicidade
– O que fazer ao encontrar alguém supostamente desaparecido?
Ao desconfiar que localizou alguém desaparecido, a orientação é avisar a polícia, procurando a delegacia mais próxima ou acionando o 181 ou 190. A PM lembra que muitos não foram vítimas de crime nem foram retirados à força de suas casas. Algumas dessas pessoas estão nas ruas por problemas de saúde mental, dependência de drogas ou simplesmente inadaptabilidade, e alguns sequer sabem que estão sendo procurados.
– Como contribuir com as buscas por pessoas desaparecidas?
Todas as pessoas podem se integrar ao esforço de procura, divulgando retratos e informações sobre casos de desaparecidos, mas é importante verificar a veracidade dos conteúdos repassados. Em Santa Catarina, os dados oficiais podem ser acessados no site da Polícia Civil.