São 305 os ciclistas que vão participar do Desafio Serra do Rio do Rastro neste sábado. Os corajosos esportistas vão percorrer 18 quilômetros com um desnível de 1.400 metros de tirar o fôlego de qualquer um. Considerada uma das mais duras do Brasil, a serra do município de Lauro Müller é considerada uma das mais duras para esportes de todo o país.

Continua depois da publicidade

A competição pode ir parar no Guinness Book, o Livro dos Recordes, na categoria de evento ciclístico noturno realizado em desnível de 1,4 mil metros. Segundo a Federação Catarinense de Ciclismo (FCC) não existe nada parecido registrado no livro. A FCC é a promotora do evento que recebe o apoio das prefeituras de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra. Será a segunda vez que acontece uma competição noturna no local, sendo que a primeira aconteceu quando houve a da inauguração da iluminação da serra, em 2002.

Apesar da subida íngrime, a vista é um prêmio para os participam. A Serra do Rio do Rastro já foi incluída na lista das estradas mais bonitas do mundo. A largada será às 18h30min posto da polícia rodoviária estadual (PRE) de Guatá. A chegada fica próxima ao posto da PRE do mirante da serra.

São mais de 20 categorias participantes e as inscrições já foram encerradas. Os cinco primeiros serão premiados e todos os competidores que concluírem o percurso receberão uma medalha de participação.

Continua depois da publicidade