Os dados da pesquisa da Fecomércio sobre a 30º Oktoberfest, apresentados segunda-feira, mostram que há carência de divulgação conjunta das cidades e dos roteiros disponíveis na região.

Continua depois da publicidade

>> Confira a pesquisa da Fecomércio sobre a Oktoberfest

>> Empresariado de Blumenau avalia potencial da festa

– Falta um trabalho sério de integração turística. É preciso ter mais engajamento e amadurecimento do trade e do comércio – pontua Marcos Aruza, diretor-executivo da Fecomércio Santa Catarina.

O início da regionalização com ações do Ministério do Turismo e governo do Estado é o primeiro passo para a valorização dos roteiros entre cidades vizinhas, aponta João Moritz, presidente da Câmara de Turismo da Fecomércio. Para ele, o Médio Vale deve fortalecer e aproveitar como marca a origem alemã de boa parte delas.

Continua depois da publicidade

Moritz pontua que há exemplos de turismo regional que estão dando certo em Santa Catarina. A Costa Verde e Mar, no Litoral, tem captado eventos e feito ações conjuntas. No Meio-Oeste, a Rota da Amizade se consolida nas cidades de Treze Tílias, Fraiburgo, Joaçaba, Videira e Piratuba.

– Mas para que as iniciativas se fortaleçam, é preciso parceria entre as iniciativas pública e privada – considera.