Percorrer o trecho entre as prefeituras de Balneário Camboriú e Camboriú no fim de tarde não é tarefa das mais tranquilas. Independente da locomoção que você escolher. Mas qual é o mais eficiente? Querendo responder essa pergunta é que a Associação de Ciclismo de Balneário Camboriú e Camboriú (ACBC) criou o Desafio Intermodal. Nesta terça-feira, às 18h30min, integrantes da associação vão percorrer o trajeto a pé, de bicicleta, de ônibus, de motocicleta e de carro.
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Cada um tem um percurso previamente definido e não vence aquele que chegar mais rápido. Os integrantes procuram qual o mais eficiente, por isso, avaliam sete pontos em cada um dos meio de transporte escolhidos: tempo percorrido, velocidade média, emissão de gás carbônico, consumo energético, gasto financeiro, emissão de ruídos e satisfação subjetiva do usuário.
– No fim do percurso, os participantes recebem um questionário e, em cima das respostas deles, chegamos ao índice de satisfação – explica o coordenador do evento, André Geraldo Soares.
No ano passado, que teve a melhor média foi a bicicleta: foi o segundo veículo mais rápido, teve a segunda maior média de velocidade, teve o menor índice de emissão de poluentes, o menor índice de consumo de energia, o menor índice de emissão de ruídos e o menor custo financeiro, além de ter o segundo melhor desempenho na avaliação dos participantes. A expectativa é de que o resultado se repita neste ano.
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– Vamos demonstrar mais uma vez que a bicicleta é uma aliada da qualidade de vida urbana. Isto já é sabido pelos milhares de ciclistas locais, mas ainda é necessário ser demonstrado para o poder público e para os cidadãos ainda resistentes – disse o presidente da ACBC, Henrique Wendhausen.
Percursos diferentes para cada transporte
Para completar os trajetos, a principal regra é cumprir as normas de trânsito. Todos precisam sair no mesmo instante do ponto de partida e, no caso da moto, da bicicleta e do carro, os veículos precisam estar estacionados. Mas o percurso para cada meio de transporte será diferente.
O pedestre terá o menor trajeto, com 4.670 metros, seguido da bicicleta, com 4.760 metros. Carro e moto percorrerão 6.110 metros e ônibus, 6.170 metros. Segundo o coordenador do evento, André Geraldo Soares, a principal mudança em relação ao ano passado foi o aumento do percurso da moto, do carro e do ônibus. Isso aconteceu por causa de alterações no trânsito, principalmente depois da criação da Avenida das Flores. Carros e motos passarão por dentro do Bairro Tabuleiro, em Camboriú, e o ônibus entrará na Avenida Santa Catarina pela Marginal Oeste. O evento está confirmado mesmo se estiver chovendo.
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– A ideia é simular uma ação diária de quem sai do trabalho até em casa. Por isso, a gente recomenda que todas as leis sejam cumpridas, especialmente na questão da velocidade máxima permitida – comenta André.
O Desafio Intermodal é realizado tradicionalmente na semana do Dia Mundial Sem Carro. Em 2013, o evento tem o apoio do grupo Amigos do Pedal Camboriú. O resultado só deve ser divulgado em 15 dias.
Resultados de 2012
Tempo de deslocamento
Moto – 11min
Bicicleta – 15min45
Carro – 30min10
Ônibus – 35min25
Pedestre – 47min05
Velocidade média (em km/h)
Moto – 27,27
Bicicleta – 18,97
Carro – 9,94
Ônibus – 9,83
Pedestre – 5,96
Emissão de poluentes (em gramas/por ocupante)
Bicicleta – 0
Pedestre – 0
Ônibus – 0,58
Carro – 6,67
Moto – 8,33
Consumo de energia (mega joule/por km/por ocupante)
Bicicleta – 0,3
Pedestre – 0,75
Ônibus – 1,6
Moto – 4,17
Carro – 10,33
Emissão de ruídos (decibéis por ocupante)
Bicicleta – 0
Pedestre – 0
Ônibus – 1,95
Carro – 49,33
Moto – 67
Custo financeiro (R$ por km por ocupante de acordo com o consumo de combustível)
Bicicleta – 0
Pedestre – 0
Moto – 0,36
Ônibus – 0,52
Carro – 0,68
Avaliação subjetiva (média notas de 1 a 5 dadas para cinco itens – conforto, segurança, praticidade, infraestrutura e condições de trânsito)
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Ônibus – 4,8
Bicicleta – 3,6
Moto – 3,6
Pedestre – 3,4
Carro – 3,2
Resultado final (porcentagem média do índice de aproveitamento de cada um dos itens)
Bicicleta – 76,1
Pedestre – 69,8
Ônibus – 66,6
Moto – 56
Carro – 45,9