
Com a maioria dos integrantes na faixa dos 50 anos de idade, o regente do coro José Carlos Oechsler explica que o novo formato de juntar a banda Kneipen Musikanten e o Männerchor Liederkranz em 2010 na Oktoberfest fez com que jovens se interessassem a participar do grupo de cantores.
Continua depois da publicidade
A primeira apresentação na Oktoberfest ocorreu em 2010 e a cada ano que passa os mais novos começam aos poucos a se interessar pela música:
Continua depois da publicidade
– Há quatro anos o grupo era reduzido e formado por pessoas mais velhas. Ao longo dos anos não houve a reciclagem necessária para renovar o coro e depois de 2010 os mais novos começaram a se interessar em função do novo formato – explica Oechsler.
Assista ao início do Show Velhos Camaradas:
Mesmo assim, ainda há pouca presença dos jovens. Quem quer fazer parte acaba participando com bastante vontade, mas como os ensaios ocorrem todas as sextas-feiras do ano e só para nas festas de fim de ano, nem todos continuam com o compromisso. Jonas Reiter, 22 anos é o mais novo do coro e nunca havia cantado antes, mas ao assistir ao show e indicado pelos amigos começou a fazer parte:
– É ótimo e divertido participar. É diferente do que eu imaginava, ensaiamos outras músicas e pretendo continuar fazendo parte do coro.
Continua depois da publicidade
O mais velho do grupo tem 93 anos, mas nem sempre participa da Oktoberfest. Assíduo aos shows, Katwaldo Roedel, 83 anos, é o veterano das apresentações da festa e mesmo com dificuldade de ler as letras das músicas e de decorá-las, continua firme e forme na mesa de 1º tenor desde 2010:
– Quando a gente vai ficando mais velho fica mais difícil decorar as músicas. Mas mesmo assim, gosto de ensaiar e cantar nos shows porque não deixa a gente notar que a idade chegou. É lamentável que os jovens não se interessem pelo coro – brinca Roedel.