A cidade mais alemã do Brasil passou a ser vista por um ângulo diferente assim que o gerente de Tecnologia da Informação, Luiz Carlos Feliponi, 35 anos, assumiu o mountain bike como estilo de vida. Sobre as duas rodas de sua bicicleta, em poucos anos desbravou diversos cantos do Vale do Itajaí e como recompensa fez amigos e ganhou saúde.

Continua depois da publicidade

– Desde que comecei com a bike, mudei completamente o meu estilo de vida. Desde que iniciei a praticar o esporte, me sinto muito mais saudável e vou menos ao médico – diz.

Veja também

::: Confira notícias de esportes outdoor no Aventura SC

::: Pomerode prepara-se para receber os visitantes

Continua depois da publicidade

Além disso, Feliponi viu no ciclismo a oportunidade de desbravar o local que mora há cerca de dez anos:

– Não conhecia Pomerode. Aquele riacho bonito, com uma casa enxaimel aos fundos e aquelas colinas verdes. Isso não tem preço.

Assista o vídeo com a história do Desafio dos Rochas:

O ciclista natural de Timbó participará do circuito de 55 quilômetros da 3ª edição do Desafio dos Rochas, que acontece neste fim de semana em Pomerode. A cada pedalada pelo interior da cidade, um novo desafio. Esse é o cenário em que Feliponi e mais 732 atletas e ciclistas amadores circularão em suas bicicletas no domingo.

O evento que cresce a cada ano e atrai participantes de diversos Estados do país contará com a participação de atletas conhecidos, como Márcio May, que representou o Brasil em três Olimpíadas, Hugo Prado Neto e Mário Roma.

Continua depois da publicidade

Nos dois circuitos de competição os atletas irão se misturar entre as paisagens do Vale e circular por mais de 30 propriedades particulares. O maior dos percursos tem 100 quilômetros de extensão, sendo 25 deles em trilhas. Pelo caminho, encontrarão diferentes tipos de obstáculos, como estradas de terra, trilhas naturais, riachos e estradas pavimentadas.

Evento terá passeiopela rota enxaimel

Para aqueles que preferem utilizar a bicicleta de maneira recreativa, o evento propõe o cicloturismo, num passeio de 38 quilômetros pela rota enxaimel da cidade.

– No início, a ideia do Desafio dos Rochas era proporcionar algo diferente do que existia no mercado. Aumentamos a quilometragem das provas e optamos por fazer trilhas – disse o organizador, Hilário Rocha.

Em 2015 o desafio vem com o tema Trilha da Cachaça, uma antiga estrada de Pomerode que foi reaberta para a prova. A via ligava dois bairros e era por ela que as pessoas transportavam a cachaça do produtor para o mercado.

Continua depois da publicidade