Para Robson Boso, 27 anos, o maior desafio da sua empresa, a Casa das Fechaduras e Ferragens, é crescer. Há cinco anos, ele deixou o trabalho na marcenaria do pai para abrir o próprio negócio. E a pouca idade não foi problema.

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Já no primeiro ano de loja, Robson conseguiu retornar o dinheiro que investiu. Em 2012, registrou um crescimento de quase 15% no faturamento. A tarefa do Sebrae será mostrar como expandir o negócio dele e dar algumas condições para que Robson realize seu próximo sonho como empreendedor: abrir uma filial.

Quando o projeto Eu Empresário começou na Casa das Fechaduras e Ferragens, em Nova Trento, a 80 km de Florianópolis, a maior angústia de Robson era saber se devia partir para a aquisição de produtos de outras especialidades. Para crescer, Robson achava que poderia investir também em materiais de construção.

Planejar é fundamental

O consultor do Sebrae Fabiano Debrassi percebe, no entanto, que o tamanho do negócio, ainda pequeno, somado à concorrência das casas especializadas em materiais de construção inviabilizava a estratégia.

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– Um negócio pequeno não consegue tirar proveito da relação custo-volume porque as grandes lojas, que compram muitos produtos dos fornecedores, sempre vão conseguir preços melhores. Aconselhei o Robson a investir na combinação de diferenciação e pronta entrega – explica.

Para expandir o negócio, Robson precisa ser referência, segundo o consultor. Ele deve ter à venda grande parte dos produtos disponíveis no segmento de fechaduras, puxadores e acessórios para portas e janelas, desde os mais baratos até os mais caros.

– Mesmo que a mercadoria demore a sair, por causa do preço, ela passará o recado de que tudo que o cliente precisar deste segmento, a loja do Robson vai ter – aconselha.

A pronta entrega foi um dos pontos elogiados por Fabiano. Ele identifica, apenas, que o estoque precisava estar melhor organizado. Robson também vende no site www.fechaduraseferragens.com.br, que ele e a funcionária Regiéli Battisti atualizam sozinhos.

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Neste quesito, Fabiano percebe que o empresário precisa de tempo para manter a página. Assim ele garante que todos os produtos que já foram vendidos sejam retirados do site.

Aliás, tempo é um fator que precisa estar no planejamento de Robson. O consultor afirma que, enquanto o empresário se preocupa em fechar o caixa, atender os clientes e resolver assuntos do dia-a-dia, está perdendo tempo para botar em prática o seu sonho, que é abrir uma filial da loja.

Fabiano comenta que o histórico familiar da empresa – ela está em uma sala comercial do pai de Robson – pode limitar os planos do empresário. Segundo ele, a consultoria é um olhar que pode ajudar Robson a se libertar dos vícios de todo dia.

Diagnóstico e recomendações do consultor Fabiano Debrassi, do Sebrae-SC: