As chuvas que não dão trégua desde a madrugada de quarta-feira (4) também têm causado estragos e transtornos no Norte catarinense. Na região, há municípios com moradores desabrigados e com vários pontos de alagamento que têm causado interdições em algumas vias. Além disso, aulas tiveram de ser suspensas e quatro cidades decretaram situação de emergência.

Continua depois da publicidade

Receba notícias da região Norte de SC no WhatsApp

Casa desaba durante temporal e mulher perde tudo em Joinville: “Não sei onde vou dormir”

São Bento do Sul e Rio Negrinho estão em estado mais crítico e, inclusive, decretaram estado de emergência. Conforme a última atualização da Defesa Civil, São Bento do Sul está com mais de 250 pessoas desalojadas e, de acordo com dados do governo municipal, a cidade acumulou 74.4 milímetros de chuva em 12 horas.

Serra Alta é um dos bairros mais afetados em São Bento do Sul (Foto: Poliana Rodrigues/NSC TV)

Rio Negrinho passa de 160 o número de desabrigados. Essas famílias têm se direcionado para casa de parentes ou para abrigos montados pelas prefeituras. Nesta manhã quinta-feira (5), a região central, que é mais próxima do rio, é a mais afetada e continua embaixo d’água. apesar da chuva ter dado uma trégua, o nível do rio continua subindo na cidade e passa dos 6 metros, com um aumento de 16 centímetros nas últimas horas. Além disso, dez ruas estão parcialmente interditadas.

Continua depois da publicidade

Canoinhas também decretou situação de emergência e, apesar do nível do rio ter voltado ao normal, algumas famílias estão sendo orientadas a deixar suas casas por questão de segurança, já que a previsão é de que volte a chover durante a tarde. Além de bastante chuva e vento, a cidade também foi atingida por granizo, que, somados, derrubaram árvores, postes e destelharam alguns imóveis.

Na região de Corupá, Guaramirim e Jaraguá do Sul, segundo dados da Defesa Civil, choveu um acumulado de 135 milímetros de água. Nesta manhã, não havia mais pontos de alagamentos nessas cidades, mas o rio Itapocu, que passa pelos três municípios, ainda está alto.

Continua depois da publicidade

A preocupação principal agora, de acordo com o órgão de monitoramento, é com possíveis deslizamentos por causa do solo encharcado, já que a previsão é de mais chuva para o fim de semana. Dessas cidades, apenas Corupá decretou situação de emergência.

Pelo menos seis colégios na região ficaram inundados e, portanto, as aulas devem permanecer suspensas nesta quinta-feira. A BR-280, na Serra de Corupá, segue interditada. Dependendo do avanço das obras, o trecho pode ser aberto por volta das 17h.

Leia também

FOTOS: Chuvas deixam Rio Negrinho em situação de emergência e moradores esvaziam casas

VÍDEO: Chuva coloca Jaraguá do Sul em alerta máximo com ruas alagadas e moradores ilhados

Temporal causa pontos de alagamento e caos no trânsito de Joinville e região