Moradores e turistas de cidades da região Norte do Estado continuam sofrendo com a falta de água nesta sexta-feira. Em alguns lugares como São Francisco do Sul e Araquari o desabastecimento se arrasta há pelo menos dez dias, apesar do Samae e da Casan, empresas responsáveis pelo abastecimento nos dois municípios respectivamente, afirmarem que a água está sendo distribuída via sistema de rodízio ou caminhão-pipa em São Francisco e que em Araquari o serviço já foi normalizado.

Continua depois da publicidade

Outra cidade em que também há informações controversas sobre o fornecimento do líquido é Barra Velha. Enquanto a Casan alega que o abastecimento segue normal na cidade, um morador do bairro São Cristóvão, situado em uma parte mais alta do município, relata que esta enfrentando problemas no abastecimento desde o Natal. O problema teria sido agravado na manhã desta sexta-feira com a queima de um transformador da Celesc no bairro.

São Francisco do Sul

Segundo o turista de Schroeder Laercio Pedro Tomaselli, 47 anos, que veraneia no Balneário de Enseada desde 26 de dezembro, durante a madrugada desta sexta veio água na casa em que ele está, mas como já era tarde, a família teve de recorrer novamente a casa de amigos para tomar banho. No fim da tarde de quinta-feira, um caminhão-pipa também passou na rua da casa em que Laercio está hospedado.

Continua depois da publicidade

– Deu para encher uns cinco baldes de água e jogar nos banheiros – conta o turista.

A indignação dos moradores e turistas é tanta, que está marcado para esta sexta-feira às 18 horas na Ponte da Enseada um protesto por causa da falta de água.

Araquari

Em Araquari a situação não é diferente, de acordo com a moradora do Centro Rosana Gonçalves, 52 anos, também chegou água na casa dela na madrugada desta sexta, mas sem qualidade.

– A água está bem amarela, serve apenas para a gente jogar nos vasos sanitários. Não tem como tomar banho com uma água suja dessas – disse a servente.

Continua depois da publicidade

Para driblar o desabastecimento, a moradora está pegando água de duas fontes situadas no Centro da cidade, o local é conhecido como “Carioca”. Somente na segunda-feira ela conta que encheu 82 garrafas pet de dois litros com água por duas vezes. Na tarde desta sexta, Rosana ia recorrer mais uma vez as fontes para poder manter as atividades domésticas.

Barra Velha

Conforme o morador do bairro São Cristóvão Marcos Schulz, 48 anos, há problemas no abastecimento na casa dele desde o Natal.

– Cansei de ligar para a Casan. A gente está cansado de promessas e nada. É só amanhecer que não tem mais água – desabafa o aposentado.

Continua depois da publicidade

Marcos também reclama da falta de consciência de alguns moradores. Segundo ele, é comum flagrar moradores e turistas esbanjando água no Centro da cidade ao lavar calçadas, carros e enchendo piscinas.

– Não é uma questão de falta de água e sim de distribuição – opina Marcos.

Para piorar a situação, há três dias o aposentado também enfrenta problemas com a energia elétrica. Marcos conta que ao anoitecer a energia fica apenas em uma fase, o que já provocou a queima de algumas lâmpadas.

Conforme o gerente da Casan de Barra Velha, Luciano Boss, foram registrados problemas no abastecimento no bairro São Cristóvão nos dias 28, 29, 30 e 31 de dezembro. Ele explica que o bairro fica situado em uma parte mais alta do município, o que dificulta a chegada do líquido.

Continua depois da publicidade

No entanto, segundo Luciano, nesta sexta os quatro reservatórios da cidade estão cheios, já que muitos turistas deixaram Barra Velha.

Itapoá

A Itapoá Saneamento, responsável pelo abastecimento do munícipio, confirmou por meio de sua assessoria de imprensa que ainda ocorre falta de água em pontos extremos da cidade como o Balneário Pontal e na Barra do Saí.

Para amenizar o desabastecimento, foram contratados cinco caminhões-pipa que podem ser solicitados pelo telefone 0800 643-2750, que tem plantão 24 horas. Também foram contratados mais quatro funcionários, dois para reforçar a equipe da central de plantão e dois para o operacional.

Continua depois da publicidade

Celesc

O gerente da divisão técnica da Celesc em Itajaí, Luiz Carlos Xavier, responsável pela distribuição em Barra Velha, informa que não soube de nenhuma ocorrência de queda de energia elétrica no local.

Ele explica que os consumidores que estiverem com problemas no recebimento de energia devem entrar em contato com a Celesc pelo 0800 480 196, após a ligação é gerado um protocolo imediatamente, que permite a gerencia verificar o que está acontecendo.