Postos de gasolina registraram falta de combustíveis nesta terça (12) e quarta-feira (13) na Grande Florianópolis e em outras regiões do país. A situação ocorreu por conta de um problema no sistema de informática do grupo Ultrapar, dono da rede Ipiranga, que foi alvo de um ataque hacker na manhã de segunda-feira (11). Por conta disso, a companhia esteve impedida de fazer novos pedidos às distribuidoras.
Continua depois da publicidade
> Estado promete para fevereiro nova proposta sobre transporte marítimo em SC
O vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Minerais de Florianópolis (Sindópolis), Joel Fernandes, explica que a situação afetou cerca de 100 postos somente na Grande Florianópolis. A situação, no entanto, deve ser normalizada a partir desta quarta. Fernandes explica que a equipe de tecnologia da Ultrapar desenvolveu um canal alternativo para emissão de notas e pedidos para as distribuidoras, o que permitiu que os postos voltassem a comprar e receber combustíveis vindo da base de Itajaí. As entregas a partir de Biguaçu ainda não foram retomadas. Diante desse cenário, ele estima que ainda seja necessário de um a dois dias para normalizar o abastecimento nos postos da rede na região.
O presidente explica que por estarem perto de bases de distribuidoras como a de Biguaçu, postos da região costumam trabalhar com estoques menores e, por isso, sentem mais diretamente efeitos de interrupções de abastecimento.
– É um prejuízo porque as vendas param, mas as despesas continuam. Tudo isso em um momento complicado por causa da pandemia – pontua o dirigente.
Continua depois da publicidade
> O que preocupa e o que anima na economia de SC em 2021
A Ultrapar divulgou nota ainda na terça-feira confirmando o ataque cibernético e informando que a empresa estava atuando para normalizar as operações. A Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis) também emitiu nota nesta quarta-feira informando que o sistema da rede Ipiranga voltará à normalidade nesta quarta-feira, o que deve regularizar o abastecimento dos postos também nesta data.
> Vacina da Covid em Florianópolis: locais, freezers e o que se sabe até agora