Após perder a eleição para o governo do Rio Grande do Sul para Eduardo Leite (PSDB) no segundo turno neste domingo (30), Onyx Lorenzoni (PL) fez um pronunciamento. Ele comemorou o que chamou de “avanço da direita” no Estado gaúcho e mostrou preocupação com a eleição para presidência da República.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
— Preocupado com o futuro do Brasil, é uma contingência, quero dizer para os que participaram do bom combate, tenham a certeza que vamos continuar de cabeça erguida, defendendo família, deus, e liberdade — disse após a definição do governo do estado.
O candidato Eduardo Leite (PSDB) foi reeleito governador com mais de 3,3 milhões de votos, quantidade que representa 57,1% dos votos válidos, até a totalização de 89,6% das urnas. Segundo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele já é considerado matematicamente eleito. Ele concorria ao Executivo gaúcho contra Lorenzoni (PL), que ficou com 42,9% dos votos válidos, cerca de 2,5 milhões de votos.
Leite é o primeiro governador reeleito pelo Estado desde que a reeleição foi instituída no país, em 1998. O vice-governador gaúcho será Gabriel Souza (MDB). A chapa também contou com o apoio de outros partidos, como Cidadania, que compõe federação com o PSDB, União Brasil e Podemos.
Continua depois da publicidade
Leia também
Onyx se recusa a responder pergunta 8 vezes e bate-boca com Leite
Quem é Hamilton Mourão, senador eleito pelo Rio Grande do Sul nas Eleições 2022