As causas da derrapagem de um avião da Latam na pista do aeroporto de Florianópolis que fechou o local para pousos e decolagens e cancelou mais de 70 voos nesta quarta-feira (12) vão ser analisadas por investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão da Aeronáutica. O objetivo da apuração é descobrir o que ocorreu para prevenir que situações semelhantes se repitam na aviação nacional.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A Aeronáutica informou em nota que os investigadores fizeram a coleta e confirmação de dados com técnicas específicas, além de efetuarem a preservação de indícios, a verificação inicial de danos causados ao avião e pelo avião, e o levantamento de outras informações necessárias.

O acidente ocorreu na manhã desta quarta e danificou também a pista. O avião ficou atravessado no local de pouso e o bico dele parou no canteiro. Havia 172 passageiros na aeronave, mas ninguém ficou ferido.

A aeronave deve ser removida do local em uma operação entre a noite desta quarta e a madrugada desta quinta-feira (13). Uma equipe de mecânicos e um guincho específico para a remoção da aeronave foram enviados à capital. Até a noite desta quarta, não havia previsão de quando os trabalhos possam ser concluídos e o aeroporto possa voltar a receber voos.

Continua depois da publicidade

Leia também

Avião derrapa na pista e fecha aeroporto de Florianópolis

Confira os voos cancelados após avião derrapar e fechar aeroporto em Florianópolis

Vídeo mostra momento em que avião derrapa na pista do aeroporto de Florianópolis