Cinco médicos dermatologistas de Jaraguá do Sul atendem das 9 às 17 horas deste sábado, no Pronto Atendimento Médico Ambulatorial Aroldo Schulz (Pama 1), no bairro Czerniewicz. A iniciativa faz parte do Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele, promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e, na cidade, também tem o apoio do Serviço de Dermatologia da Associação Médica de Jaraguá do Sul.

Continua depois da publicidade

– É um momento bem importante. É um dia de prevenir, mas principalmente de combater a doença. Quem tiver o diagnóstico, já vai ser encaminhado para o tratamento pelo SUS – diz o dermatologista Michel Mentges, que lidera o grupo de voluntários.

Segundo o coordenador da ação, é difícil saber com precisão quantos casos da doença há em Jaraguá do Sul e região.

– Não há estatísticas atualizadas, mas a gente sabe que essa região sempre esteve entre as que merecem mais atenção por causa da pele clara e a exposição ao sol durante o trabalho ou na praia – diz Mentges.

Segundo o médico, é comum entre pessoas de mais idade, a maioria do interior, apresentarem algum problema, especialmente porque trabalharam a vida toda expostos ao sol. E quanto aos mais jovens, pela proximidade com as praias, há uma exposição excessiva a luz solar, o que faz de Santa Catarina o primeiro Estado em casos de câncer de pele no Brasil.

Continua depois da publicidade

Câncer de pele

Os sinais do câncer de pele podem ser facilmente localizados a olho nu e o exame que pode diagnosticá-lo precocemente pode ser feito com a ajuda de um espelho ou com o esclarecimento de um médico. Esse tipo de câncer predomina em nossa região onde há um grande número de pessoas com pele e olhos claros. Atinge principalmente as partes do corpo que tomam mais sol (cabeça, pescoço, costas, braços e mãos). Faça esse exame regularmente.

Sintomas

– Pintas que aumentam de tamanho rapidamente, coçam, ardem, descamam ou sangram, mudam de cor.

– Feridas que não cicatrizam em quatro semanas.

– Nódulos que aparecem na pele com aspecto perolado, avermelhado ou escuro.

– Lesões de crescimento progressivo.

Prevenção

Evite a exposição ao sol entre 10 e 16 horas;

Use regularmente filtro solar com fator de proteção mais indicado para sua pele mesmo em dias nublados.

Não esqueça de proteger os lábios e orelhas, locais comumente afetados pela doença;

Sempre que possível, complete a proteção com óculos, camiseta e chapéu;

Evite o bronzeamento excessivo ao sol ou por fontes artificiais;

Proteja as crianças da exposição excessiva ao sol, pois os danos que podem levar ao câncer de pele começam na infância.

Cura

Se diagnosticado em sua fase inicial, pode ser facilmente curado.