Não é apenas a pele que sofre com os efeitos da exposição excessiva aos raios solares, ao cloro da piscina, água do mar e a baixa umidade do ar. Os cabelos também podem ficar muito danificados, pois perdem água e proteína essenciais para a sua hidratação.
Continua depois da publicidade
O fio é envolvido por uma grande quantidade de proteínas, entre elas a queratina. Ela é uma proteína fibrosa que também atua na formação de unhas e outras estruturas do corpo.
– Essa proteína tem a função de envolver o fio com uma película. Assim, ela age formando escamas que se fecham e assim garantem proteção ao cabelo – informa a dermatologista Helua Mussa Gazi.
A queratina é indispensável para a conservação da saúde, beleza e sedosidade do cabelo. No entanto, quando ela sofre alguma modificação por causa de fatores como o sol, a poluição ou processos químicos como descolorações, alisamentos, colorações e, inclusive, o cloro de piscina acaba danificando a fibra e, desta forma, destrói as propriedades do cabelo.
De acordo com a dermatologista, os cabelos tendem a ficar mais ressecados no verão também por causa das altas temperaturas da estação e pelo uso produtos inadequados que promovem uma oxidação dos fios.
Continua depois da publicidade
– A oxidação dos fios retira de seu interior os nutrientes responsáveis pela hidratação, como a própria água. Assim, as moléculas de oxigênio penetram no cabelo e ficam ativas pelo calor ou luz ambiente – descreve a especialista.
Ela explica ainda que os raios ultravioletas causam aberturas na cutícula, que é a camada externa do fio, contribuindo para o ocasionamento de pontas duplas e deixando-o mais vulnerável à ação de poluentes e agentes mecânicos.
– O fio fica mais agredido com a ação do sal ou do cloro. Isto porque, no caso do sal do mar, ele retira a água dos fios, provocando uma desidratação que os deixa mais sensíveis – informa Helua.
Já o cloro da piscina remove a proteção hidratante da superfície das madeixas e, dependendo do tempo de exposição a esse agente químico, o fio pode apresentar perda da sua pigmentação natural ou, no caso de quem tem cabelos tingidos de loiro, ele reage alterando a coloração, criando um aspecto esverdeado.
Continua depois da publicidade
– O hábito de deixar o cabelo secar após o banho de piscina é errado, pois o sol intensifica a ação do cloro na cabeça, o que ocasiona em uma maior danificação do fio. O ideal é, assim que sair da piscina, lavá-los em água corrente para retirar o produto que se acumulou. Para deixá-los limpos, utilize xampu reparador e aplique condicionador com vitaminas que restauram os fios e silicone – ensina a especialista.
De acordo com a dermatologista, é possível aproveitar o verão sem causar tantos danos aos cabelos desde que alguns rituais de beleza sejam seguidos diariamente, proporcionando assim uma maior resistência a cabeleira.
Veja outras dicas da dermatologista para evitar que os cabelos fiquem danificados no verão:
– Bloqueie a radiação solar com a utilização de protetor solar capilar
– Na hora do banho dê preferência a água em temperatura ambiente, pois o calor abre as cutículas. Na sequência, aplique novamente o protetor
– Evite prendê-los úmidos ou molhados para prevenir danos à estrutura
– Opte pelo pente de madeira que possui dentes largos e grossos para pentear os cabelos
– Evite usar o secador de cabelo em temperaturas elevadas, pois ele retira a água do fio
– Faça hidratação regular, pelo menos uma vez por semana. No caso de hidratação profunda, deve ser realizado em intervalos de quinze dias
Continua depois da publicidade
– Mantenha os cabelos limpos para prevenir o surgimento de problemas com seborreia e caspa, mais frequentes no verão