Apreciar a vista das baías Sul e de São José pode se tornar uma atividade perigosa se você estiver nos deques públicos da beira da praia, no bairro Coqueiros, em Florianópolis. As estruturas estão abandonadas e cheias de armadilhas.
Continua depois da publicidade
Na região do Bom Abrigo, o deque está com a madeira podre, enferrujado e sem proteção lateral. Inclusive caiu parte do acesso. O local também está cheio de buracos que podem causar acidentes, já que cabe uma perna ali tranquilamente.
— Tem que cuidar ou então nem usar. Eu cuido bem quando caminho com meu cachorro por ali que é pra ele não cair ali — relata a moradora Maria Estela, de 68 anos.
A idosa também reclama que nunca viu funcionários consertado a estrutura. De fato, desde 2015, os deques do Bom Abrigo estão sem manutenção. Em agosto deste ano, a prefeitura de Florianópolis esteve no local, quando foi elaborado um laudo. No entanto, nada foi feito ainda.
Continua depois da publicidade
O secretário municipal do Continente, Edinho Lemos, disse em entrevista à Rádio CBN nesta terça-feira (23) que acompanha a situação há algum tempo e reconhece que o deque “realmente está muito precário”. O político prometeu uma reforma geral da estrutura e mais:
— Está sendo feito o levantamento, não só do Bom Abrigo, mas de todos os deques do município. E como nós temos uma quantidade grande de deques na orla de Coqueiros, vários deles serão reformados. Está sendo feito um processo licitatório já em andamento. Queremos dar a ordem de serviço ainda nesse ano.
Conforme Lemos, existe um laudo do engenheiro da Secretaria do Continente pedindo para que algumas áreas sejam interditadas em razão de diversas madeiras podres que colocam em risco as pessoas que lá transitam.
Continua depois da publicidade