O Fórum Parlamentar Catarinense se reúne, na tarde desta terça-feira, com o presidente do Ibama, Volney Zanardi, para pedir agilidade na liberação das licenças ambientais para a duplicação da BR-470.

Continua depois da publicidade

A audiência está marcada para 17h, na sede do Ibama, em Brasília. O principal entrave para o início das obras é a emissão da licença de instalação do Ibama para o Lote 3 – entre Gaspar e Blumenau – que foi licitado em novembro do ano passado e depende somente do documento ambiental para a assinatura da ordem de serviço.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes espera iniciar as obras ainda em abril. Coordenador do Fórum, o deputado Décio Lima também agendou no início deste mês uma outra reunião com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, para cobrar celeridade no processo da duplicação.

Na reunião, ficou decidido que o Lote 4 – entre Blumenau e Indaial -, que em duas tentativas não teve interessados em duplicar, terá a abertura das propostas no dia 23 de abril. Inicialmente ocorreria no dia 26 deste mês, mas, segundo o deputado, foi prorrogada porque houve mudanças no processo orçamentário do lote, para evitar problemas novamente.

O edital do Lote 1 – entre Navegantes e Ilhota – será lançado no dia 20 de abril e do Lote 2 – entre Ilhota e Gaspar – no dia 20 de maio.

Continua depois da publicidade