Os deputados estaduais, federais e senador catarinenses, eleitos em outubro, tomaram posse nesta quarta-feira (1º). Ao todo, 57 parlamentares assumiram seus mandatos em cerimônias que também marcam o início das atividades no Legislativo, com as eleições para presidente das Casas e composição das mesas diretoras, que prometem movimentar o cenário político estadual e nacional.

Continua depois da publicidade

Durante a manhã ocorreram as posses dos deputados federais e estaduais. Na Alesc também houve a escolha do novo presidente, que será Mauro de Nadal (MDB), e dos membros da mesa diretora.

À tarde, os senadores foram empossados em uma rápida cerimônia. Logo depois, foi aberta sessão para escolha do novo presidente da Casa. Rodrigo Pachedo (PSD-MG) recebeu 49 votos e derrotou o bolsonarista Rogério Marinho (PL-RN), que teve o apoio de 32 parlamentares.

Na Câmara, Arthur Lira (PP-AL) se reelegeu com uma votação recorde. Ele recebeu 464 votos.  Até agora, os dois presidentes que mais receberam votos foram João Paulo Cunha (PT), em 2003, e Ibsen Pinheiro (PMDB), em 1991 — ambos com 434 votos.

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Continua depois da publicidade

Confira como foi a cobertura

Câmara dos Deputados

Já passava das 19h30min, quando Arthur Lira se consagrou presidente da Câmara dos Deputados pela segunda vez. Ele recebeu votação histórica, com apoio de 464 deputados, e derrotou Chico Alencar (PSOL-RJ) e Marcel van Hattem (Novo-RS).

A Câmara deu início a sessão que escolherá o novo presidente da Casa. Disputam o cargo o atual presidente e favorito na eleição, Arthur Lira, e os deputados

Em seu discurso antes da votação, Lira lembrou projetos que foram votados em seu primeiro mandato, como a lei do Estado democrático de Direito, que revogou a lei de segurança nacional que vigorava desde a ditadura militar.

— Se eleito jamais concordarei passivamente com a invalidação de atos por recurso de uma minoria em tribunais superiores. Se eleito, quero estabelecer com o Poder Executivo não uma relação de subordinação, mas de pacto para aprimorar e avançar nas políticas públicas a partir da escuta cuidadosa de opinião das nossas comissões — afirmou.

Continua depois da publicidade

Acompanhe a sessão ao vivo

Mais cedo, ocorreu a posse dos deputados eleitos em 2022, com a cerimônia dos 513 federais eleitos — 16 de Santa Catarina. Porém, por volta das 10h43, a sessão foi interrompida por cerca de 15 minutos após o prefeito de Barra de São Miguel (AL) e pai de Arthur Lira (PP-AL), Benedito de Lira (PP) passar mal. Ele foi socorrido pela equipe médica da Câmara. Os trabalhos foram retomados por volta das 11h e terminou por volta das 12h, com a chamada para a votação que ocorre durante a tarde.

Dos empossados, oito são ministros de Lula, como Marina Silva (Rede) e Alexandre Padilha (PT). Por conta disso, eles foram temporariamente exonerados para tomar posse e participarem da eleição da Mesa Diretora. Eles devem retornar ao comando das pastas na quinta-feira (2).

Ao todo, 513 deputados federais assumem nesta quarta-feira. Desses, 205 estão no primeiro mandato, 295 foram reeleitos e 17 são ex-parlamentares que retornam aos cargos.

Confira como foi a posse dos deputados

Senado

Os senadores escolheram Rodrigo Pacheco (PSD-MG) como presidente da Casa. Ele recebeu 49 votos e derrotou Rogério Marinho (PL-RN), ex-ministro de Bolsonaro. A sessão começou com a desistência da candidatura do senador bolsonarista Eduardo Girão (Podemos-CE).

Continua depois da publicidade

Em resposta às críticas de bolsonaristas, Pacheco prometeu ainda impor limites aos demais Poderes, em particular ao Judiciário.

— Afirmo e devo dizer que, diferentemente do que sustentam sobre revanchismo, retaliação, de possível enquadramento do Poder Judiciário, que dá a palavra final aos conflitos sociais e jurídicos, nós devemos cumprir nosso papel verdadeiro: de solucionar nossos problemas através da nossa capacidade de legislar. Vamos legislar para colocar limites aos Poderes — afirmou.

Mais cedo, os 27 eleitos em outubro tomaram posse em cerimônia que iniciou às 15h20min, com a proclamação dos eleitos e o juramento dos parlamentares. Jorge Seif (PL) é o representante de Santa Catarina na lista.

Quem são os senadores eleitos em 2022 e que tomam posse nesta quarta

Confira como foi a votação

Alesc

Na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), a posse dos 40 parlamentares eleitos iniciou às 9h em Florianópolis. A cerimônia foi conduzida pelo deputado mais velho entre os com maior número de legislaturas, conforme prevê o regimento da Assembleia. O escolhido foi o deputado Padre Pedro Baldissera (PT), de 65 anos, e que irá para o seu quarto mandato. Cada um dos eleitos foi chamado para assinar o termo de posse e fazer o juramento.

Continua depois da publicidade

Na sequência, ocorreu a eleição para presidência e composição da Mesa Diretora. O deputado Mauro de Nadal (MDB) foi eleito como presidente da Casa, com 38 votos. Ana Campagnolo e Sargento Lima (PL) foram os únicos parlamentares a se abster da votação.

Ao fim da votação, a Mesa Diretora da Alesc definida foi a seguinte:

  • 1° vice-presidente: Maurício Eskudlark (PL)
  • 2° vice-presidente: Rodrigo Minotto (PDT)
  • 1° secretário: Paulinha (Podemos)
  • 2° secretário: Padre Pedro (PT)
  • 3° secretário: Marcos da Rosa (União)
  • 4° secretário: Egídio Ferrari (PTB)

Quem são os deputados estaduais eleitos em SC nas Eleições 2022

Confira como foi a cerimônia