Os deputados estaduais, federais e senador catarinenses, eleitos em outubro, tomaram posse nesta quarta-feira (1º). Ao todo, 57 parlamentares assumiram seus mandatos em cerimônias que também marcam o início das atividades no Legislativo, com as eleições para presidente das Casas e composição das mesas diretoras, que prometem movimentar o cenário político estadual e nacional.
Continua depois da publicidade
Durante a manhã ocorreram as posses dos deputados federais e estaduais. Na Alesc também houve a escolha do novo presidente, que será Mauro de Nadal (MDB), e dos membros da mesa diretora.
À tarde, os senadores foram empossados em uma rápida cerimônia. Logo depois, foi aberta sessão para escolha do novo presidente da Casa. Rodrigo Pachedo (PSD-MG) recebeu 49 votos e derrotou o bolsonarista Rogério Marinho (PL-RN), que teve o apoio de 32 parlamentares.
Na Câmara, Arthur Lira (PP-AL) se reelegeu com uma votação recorde. Ele recebeu 464 votos. Até agora, os dois presidentes que mais receberam votos foram João Paulo Cunha (PT), em 2003, e Ibsen Pinheiro (PMDB), em 1991 — ambos com 434 votos.
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Continua depois da publicidade
Confira como foi a cobertura
Tweets by portalnsctotalCâmara dos Deputados
Já passava das 19h30min, quando Arthur Lira se consagrou presidente da Câmara dos Deputados pela segunda vez. Ele recebeu votação histórica, com apoio de 464 deputados, e derrotou Chico Alencar (PSOL-RJ) e Marcel van Hattem (Novo-RS).
A Câmara deu início a sessão que escolherá o novo presidente da Casa. Disputam o cargo o atual presidente e favorito na eleição, Arthur Lira, e os deputados
Em seu discurso antes da votação, Lira lembrou projetos que foram votados em seu primeiro mandato, como a lei do Estado democrático de Direito, que revogou a lei de segurança nacional que vigorava desde a ditadura militar.
— Se eleito jamais concordarei passivamente com a invalidação de atos por recurso de uma minoria em tribunais superiores. Se eleito, quero estabelecer com o Poder Executivo não uma relação de subordinação, mas de pacto para aprimorar e avançar nas políticas públicas a partir da escuta cuidadosa de opinião das nossas comissões — afirmou.
Continua depois da publicidade
Acompanhe a sessão ao vivo
Mais cedo, ocorreu a posse dos deputados eleitos em 2022, com a cerimônia dos 513 federais eleitos — 16 de Santa Catarina. Porém, por volta das 10h43, a sessão foi interrompida por cerca de 15 minutos após o prefeito de Barra de São Miguel (AL) e pai de Arthur Lira (PP-AL), Benedito de Lira (PP) passar mal. Ele foi socorrido pela equipe médica da Câmara. Os trabalhos foram retomados por volta das 11h e terminou por volta das 12h, com a chamada para a votação que ocorre durante a tarde.
Dos empossados, oito são ministros de Lula, como Marina Silva (Rede) e Alexandre Padilha (PT). Por conta disso, eles foram temporariamente exonerados para tomar posse e participarem da eleição da Mesa Diretora. Eles devem retornar ao comando das pastas na quinta-feira (2).
Ao todo, 513 deputados federais assumem nesta quarta-feira. Desses, 205 estão no primeiro mandato, 295 foram reeleitos e 17 são ex-parlamentares que retornam aos cargos.
Confira como foi a posse dos deputados
Senado
Os senadores escolheram Rodrigo Pacheco (PSD-MG) como presidente da Casa. Ele recebeu 49 votos e derrotou Rogério Marinho (PL-RN), ex-ministro de Bolsonaro. A sessão começou com a desistência da candidatura do senador bolsonarista Eduardo Girão (Podemos-CE).
Continua depois da publicidade
Em resposta às críticas de bolsonaristas, Pacheco prometeu ainda impor limites aos demais Poderes, em particular ao Judiciário.
— Afirmo e devo dizer que, diferentemente do que sustentam sobre revanchismo, retaliação, de possível enquadramento do Poder Judiciário, que dá a palavra final aos conflitos sociais e jurídicos, nós devemos cumprir nosso papel verdadeiro: de solucionar nossos problemas através da nossa capacidade de legislar. Vamos legislar para colocar limites aos Poderes — afirmou.
Mais cedo, os 27 eleitos em outubro tomaram posse em cerimônia que iniciou às 15h20min, com a proclamação dos eleitos e o juramento dos parlamentares. Jorge Seif (PL) é o representante de Santa Catarina na lista.
Quem são os senadores eleitos em 2022 e que tomam posse nesta quarta
Confira como foi a votação
Alesc
Na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), a posse dos 40 parlamentares eleitos iniciou às 9h em Florianópolis. A cerimônia foi conduzida pelo deputado mais velho entre os com maior número de legislaturas, conforme prevê o regimento da Assembleia. O escolhido foi o deputado Padre Pedro Baldissera (PT), de 65 anos, e que irá para o seu quarto mandato. Cada um dos eleitos foi chamado para assinar o termo de posse e fazer o juramento.
Continua depois da publicidade
Na sequência, ocorreu a eleição para presidência e composição da Mesa Diretora. O deputado Mauro de Nadal (MDB) foi eleito como presidente da Casa, com 38 votos. Ana Campagnolo e Sargento Lima (PL) foram os únicos parlamentares a se abster da votação.
Ao fim da votação, a Mesa Diretora da Alesc definida foi a seguinte:
- 1° vice-presidente: Maurício Eskudlark (PL)
- 2° vice-presidente: Rodrigo Minotto (PDT)
- 1° secretário: Paulinha (Podemos)
- 2° secretário: Padre Pedro (PT)
- 3° secretário: Marcos da Rosa (União)
- 4° secretário: Egídio Ferrari (PTB)
Quem são os deputados estaduais eleitos em SC nas Eleições 2022