A votação de primeiro turno das eleições de 2022, neste domingo (2), definiu os 40 nomes que farão parte da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) nos próximos quatro anos. A deputada Ana Campagnolo (PL) foi quem teve maior votação, do partido que levará também maior número de parlamentares ao Legislativo.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Agora reeleita à Alesc, Campagnolo já somava 196.571 votos. Com ela, o PL terá um total 11 deputados estaduais eleitos em Santa Catarina.

Ao menos 617 nomes concorriam ao cargo de deputado estadual, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em relação a 2018, houve um aumento de 47,941% no número de candidaturas para o cargo — na época, eram 469 nomes concorrendo.

Acompanhe a apuração em tempo real das Eleições 2022

Continua depois da publicidade

O mandato tem início em janeiro de 2023 e segue até o fim de 2026.

Confira a lista dos deputados estaduais eleitos:

PL

  • Ana Campagnolo (PL)

Ana Campagnolo é formada em História e deputada estadual em primeiro mandato, eleita em 2018. Ganhou notoriedade por ser defensora do presidente Jair Bolsonaro e de movimentos como o chamado “Escola sem partido”.

  • Sargento Lima (PL)

Carlos Henrique de Lima, o Sargento Lima, é policial militar e deputado estadual em primeiro mandato. É defensor do presidente Jair Bolsonaro e presidiu a CPI dos Respiradores, que investigou a compra dos equipamentos contra a Covid pelo governo Moisés. Em 2021, após deixar o PSL, filiou-se ao PL e neste ano concorre à reeleição.

  • Maurício Eskudlark (PL)

Maurício Eskudlark é advogado e delegado de polícia aposentado. Foi vereador em São Miguel do Oeste e deputado estadual por dois mandatos, de 2015 até o momento. Foi líder do governo Moisés na primeira metade da administração.

Continua depois da publicidade

  • Jessé Lopes (PL)

Jessé Lopes é dentista e deputado estadual em primeiro mandato. É defensor do presidente Jair Bolsonaro e fez oposição ao governo de Carlos Moisés. Tem como base eleitoral o Sul do Estado.

  • Carlos Humberto (PL)

Carlos Humberto é empresário e formado em Direito. Foi presidente do sindicato da indústria da construção civil de Balneário Camboriú (Sinduscon) entre 2012 e 2016. Foi vice-prefeito de Balneário Camboriú de 2017 a 2020, na gestão de Fabrício Oliveira (PSB). Renunciou ao cargo em setembro de 2020 para assumir por 60 dias como deputado estadual, substituindo o titular Nilso Berlanda. Em 2020, concorreu novamente a vice-prefeito na chapa com Fabrício Oliveira e foi reeleito para o cargo.

  • Ivan Naatz (PL)

Ivan Naatz é advogado, professor e atual deputado estadual. Foi relator da CPI dos Respiradores, que investigou a compra de equipamentos para tratamento de Covid-19 pelo governo de SC em 2020. Antes do atual mandato, foi suplente da Alesc e assumiu temporariamente por 60 dias em outras duas legislaturas. Atuou como vereador por um mandato em Blumenau, entre 2013 e 2016. Concorreu à prefeitura de Blumenau por quatro vezes: 2004, 2008, 2016 e 2020, mas não se elegeu.

  • Berlanda (PL)

Nilso Berlanda é formado em Administração e dono da rede de lojas de móveis e eletrodomésticos que leva seu sobrenome. Depois de duas eleições em que foi suplente de deputado estadual, foi eleito para o cargo na disputa de 2018.

Continua depois da publicidade

  • Marcius Machado (PL)

Marcius Machado é advogado, professor e deputado estadual em primeiro mandato. Antes de exercer mandato na Alesc, foi vereador por dois mandatos em Lages. Tem atuação na causa de proteção animal.

  • Massocco (PL)

Edilson Massocco é empresário e vice-prefeito de Concórdia.

  • Oscar Gutz (PL)

Oscar Gutz é empresário e foi duas vezes prefeito de Pouso Redondo, no Vale do Itajaí.

  • Soratto (PL)

Soratto Júnior é advogado de Tubarão, no Sul de Santa Catarina.

MDB

  • Antídio Lunelli (MDB)

Antídio Lunelli é empresário do setor têxtil e foi prefeito de Jaraguá do Sul por dois mandatos. Disputou a condição de candidato a governador do Estado no MDB, mas foi derrotado nas prévias pelo grupo do partido que defendia o apoio a Carlos Moisés, com a indicação do companheiro de partido Udo Doehler (MDB) como vice. Sem a candidatura ao governo, decidiu concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa.

  • Mauro de Nadal (MDB)

Mauro de Nadal é formado em Direito e especializado em Gestão Pública. É deputado estadual em segundo mandato. Na atual legislatura, presidiu a Assembleia Legislativa em 2021 e chegou a assumir como governador interino do Estado. Antes da atuação como deputado, foi prefeito de Cunha Porã.

  • Jerry Comper (MDB)

Jerry Comper foi assessor parlamentar e chefe de gabinete do ex-deputado estadual Aldo Schneider, que morreu em 2018. Naquele ano, concorreu pela primeira vez ao cargo de deputado estadual e foi eleito. É natural de Ibirama e tem base eleitoral no Vale do Itajaí.

Continua depois da publicidade

  • Fernando Krelling (MDB)

Fernando Krelling é empresário e atual deputado estadual em primeiro mandato. Foi vereador de Joinville entre 2017 e 2020. Antes disso, presidiu a então Fundação de Esportes e Lazer de Joinville (Felej). Nas eleições de 2020, concorreu a prefeito de Joinville, mas terminou em terceiro lugar.

  • Volnei Weber (MDB)

Volnei Weber é empresário e ex-prefeito reeleito de São Ludgero, no Sul de SC. Também atuou como vereador no município. Atualmente, é deputado estadual exercendo o primeiro mandato na Alesc.

  • Tiago Zilli (MDB)

Tiago Zilli é empresário, formado em Direito e ex-prefeito de Turvo, no Sul do Estado.

PT

  • Luciane Carminatti (PT)

Luciane Carminatti é professora com formação em Pedagogia. Atualmente está no terceiro mandato consecutivo como deputada estadual. Foi vereadora em Chapecó por dois mandatos e secretária municipal de Educação.

  • Neodi Saretta (PT)

Neodi Saretta é advogado e deputado estadual em quinto mandato. Também foi prefeito reeleito e vereador em Concórdia, no Oeste de SC.

Continua depois da publicidade

  • Fabiano da Luz (PT)

Fabiano da Luz é graduado em Administração, radialista e atual deputado estadual em primeiro mandato. Antes disso, foi prefeito de Pinhalzinho, no Oeste de SC, por dois mandatos, entre 2009 e 2016. Exerceu também o cargo de vereador, para o qual foi eleito em 2004.

  • Padre Pedro (PT)

Pedro Baldissera é padre, filósofo, pedagogo e deputado estadual já no quinto mandato. Antes dos 20 anos de atuação como parlamentar, foi prefeito por dois mandatos de Guaraciaba, no Oeste.

Podemos

  • Paulinha (Podemos)

Ana Paula da Silva, a Paulinha, é deputada estadual em primeiro mandato. Antes da atuação na Alesc, foi prefeita de Bombinhas por duas gestões e também vereadora no município. Foi líder do governo de Carlos Moisés na Alesc na metade final do governo. Em abril deste ano, após um longo tempo sem partido depois que saiu do PDT, filiou-se ao Podemos.

  • Camilo Martins (Podemos)

Camilo Martins é advogado e procurador concursado da Câmara de Vereadores de Palhoça. Foi prefeito de Palhoça por dois mandatos, entre 2013 e 2020. É filho do deputado estadual Nazareno Martins (Podemos).

Continua depois da publicidade

  • Lucas Neves (Podemos)

Lucas Neves é graduado em Comunicação com especialização em gestão pública. Foi vereador de Lages entre 2017 e 2020. Em 2018, concorreu a deputado estadual, mas não se elegeu. Em 2020, concorreu a prefeito de Lages, mas ficou em terceiro lugar.

Progressistas

  • Zé Milton (PP)

José Milton Scheffer é engenheiro agrônomo, funcionário público e ex-prefeito de Sombrio, no Sul do Estado. Está no terceiro mandato como deputado estadual. Foi líder do governo Carlos Moisés na Alesc no último ano de governo.

  • Altair Silva (PP)

É empresário do setor ambiental e formado em Direito. Foi eleito deputado estadual nas eleições de 2018, após três legislaturas em que foi suplente e atuou temporariamente substituindo os titulares. Durante o atual mandato, licenciou-se para ocupar a secretaria de Agricultura do governo Carlos Moisés. Deixou o cargo no fim de março para disputar as eleições deste ano e retornou ao mandato na Alesc.

  • Pepê Collaço (PP)

Felippe Luiz Collaço é advogado e ex-vice-prefeito de Tubarão. Também atuou como vereador no município. Em 2022, assumiu por 30 dias durante licença do deputado Silvio Dreveck.

Continua depois da publicidade

PSD

  • Mario Motta (PSD)

Mário Motta é apresentador de rádio e TV. Atuou por 40 anos à frente do Jornal do Almoço, da NSC TV. Em 2022, deixou a emissora para se candidatar pela primeira vez a um cargo público.

  • Julio Garcia (PSD)

Julio Garcia é ex-bancário e tem longa trajetória na política de SC. Antes de iniciar a vida pública, foi diretor do antigo Besc. Disputou sete eleições para deputado estadual, e venceu seis. A última delas foi em 2018. Na atual legislatura, foi presidente da Assembleia Legislativa (Alesc) e comandou, no Legislativo, as votações dos processos de impeachment contra Carlos Moisés. Também foi conselheiro do Tribunal de Contas do Estado durante quase 10 anos, de 2009 a 2018.

  • Napoleão Bernardes (PSD)

Napoleão Bernardes é advogado, professor e ex-prefeito de Blumenau. Comandou a cidade entre 2013 e 2018, quando renunciou para concorrer a vice-governador na chapa de Mauro Mariani (MDB) nas eleições estaduais. Após essa eleição, trocou o PSDB pelo PSD e neste ano disputou uma vaga na Alesc. Também foi vereador em Blumenau entre 2009 e 2012.

União Brasil

  • Jair Miotto (União Brasil)

Jair Miotto é administrador, professor e pastor. Atualmente é deputado estadual em primeiro mandato. Antes disso, foi vereador de Florianópolis entre 2005 e 2008. Em 2014, concorreu a deputado federal, mas não se elegeu. 

Continua depois da publicidade

  • Repórter Sérgio Guimarães (União Brasil)

Sérgio Guimarães é jornalista e mantém uma página de notícias em redes sociais. Foi candidato a prefeito de Palhoça nas eleições de 2020, mas não foi eleito. Em 2022, disputou pela primeira vez uma vaga de deputado estadual.

  • Marcos da Rosa (União)

Marcos da Rosa é administrador e vereador em segundo mandato em Blumenau.

PSDB

  • Marcos Vieira (PSDB)

Marcos Vieira é advogado, funcionário público e atual deputado estadual. Foi secretário de Administração no primeiro governo de Luiz Henrique da Silveira, entre 2003 e 2006. Atualmente, está no quarto mandato consecutivo na Alesc.

  • Dr. Vicente (PSDB)

Vicente Caropreso é médico. Foi vereador em Jaraguá do Sul e deputado federal por um mandato, entre 1999 e 2002. Atualmente é deputado estadual em segundo mandato consecutivo — venceu nas eleições de 2014 e 2018. Em 2017, licenciou-se para atuar como secretário de Estado da Saúde, durante o segundo governo de Raimundo Colombo (PSD).

Novo

  • Matheus Cadorin (Novo)

Formado em Relação Internacionais, com MBA em Gestão Empresarial, Matheus Cadorin é diretor-executivo do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville.

Continua depois da publicidade

PDT

  • Rodrigo Minotto (PDT)

Rodrigo Minotto é advogado, administrador e deputado estadual em segundo mandato. Em 2020, concorreu ao cargo de prefeito de Criciúma, mas ficou em quarto lugar na disputa.

PSOL

  • Marquito Marcos José Abreu (PSOL)

Marquito é engenheiro agrônomo, ativista da agroecologia e vereador em segundo mandato em Florianópolis.

PTB

  • Delegado Egídio Ferrari (PTB)

Egídio Ferrari é formado em Direito e é delegado da Polícia Civil. Atuou em delegacias e divisões de investigações criminais de Blumenau, Gaspar e Brusque, no Vale do Itajaí. Foi delegado regional de Blumenau e ganhou destaque pelo trabalho de combate aos maus-tratos de animais.

Republicanos

  • Sergio Motta (Republicanos)

Sergio Motta é administrador, apresentador de TV e bispo da Igreja Universal do Reino de Deus. Está no primeiro mandato como deputado estadual. É presidente do Republicanos em SC, o partido do governador Carlos Moisés.

Continua depois da publicidade

Tudo sobre as eleições

Leia também:

Saiba em que os candidatos de SC gastaram R$ 111 milhões durante campanha

Lista de doadores de campanha em SC tem bilionário da Forbes e empresários da indústria

Direita de SC gasta mais com anúncios políticos em redes sociais; veja top-20