Os 40 deputados estaduais eleitos em outubro tomaram posse na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) nesta quarta-feira (1). A cerimônia, que teve inicio às 9h, contou com a presença de autoridades, familiares e do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), marcando o começo dos trabalhos no Legislativo.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Grande Florianópolis pelo WhatsApp
O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) foi quem conduziu a cerimônia, por ser o deputado mais velho entre os eleitos. Também fizeram parte da mesa de honra os deputados Marcos Vieira (PSDB) e Júlio Garcia (PSD), além do governador e da vice-governadora Marilisa Boehm.
— É com muita honra que presido a sessão da nova legislatura […]. Nós parlamentares estamos aqui por vontade soberana do povo catarinense. Somos legítimos representaremos de um valor universal : a democracia — disse o deputado Padre Pedro.
Em seguida, o deputado Júlio Garcia fez a leitura dos nomes dos 40 membros da próxima legislatura. Já o deputado Marcos Vieira foi o responsável por conduzir a cerimônia da entrega dos diplomas de posse e de juramento junto a assembleia. O mandado é válido até janeiro de 2027.
Continua depois da publicidade
Após a posse, teve início uma nova sessão para eleição do presidente da Alesc, com mandado de dois anos. A reunião também vai definir os membros da Mesa Diretora da Casa.
Treze partidos terão representantes na Alesc
Treze partidos vão dividir as 40 cadeiras reservadas aos deputados estaduais pelos próximos quatro anos. No atual mandato, 12 siglas representam o Legislativo do Estado.
O partido com maior representação na Alesc é o PL, que tem 11 parlamentares em sua bancada.
Já o MDB será representado por seis parlamentares, enquanto o PT terá quatro nomes. Progressistas PSD e União Brasil terão três deputados estaduais cada e o PSDB terá dois.
Novo, PDT, PSOL, PTB e Republicanos terão um nome cada.
Veja vídeo sobre como foi a eleição de 2022
Leia também
Presidência da Alesc já teve acordos e disputa voto a voto; relembre outras votações
Continua depois da publicidade
Em encontro com Jorginho, vereadores de Joinville vão reforçar dois pedidos