A Assembleia Legislativa começa nesta quinta-feira as sessões de 2012. Às 9h, o presidente, deputado Gelson Merisio (PSD), abrirá os trabalhos e, em seguida, o governador Raimundo Colombo (PSD) fará a leitura da mensagem anual.
Continua depois da publicidade
As sessões ordinárias, para votação de projetos, serão retomadas apenas na semana que vem. O ano começa sem projetos polêmicso em vista. O primeiro encaminhado pelo Executivo deverá ser do salário mínimo regional, já negociado com as categorias. Merisio espera um reinício tranquilo.
Segundo ele, um projeto que pode gerar mais discussão no primeiro semestre deve ser o que trata da defensoria pública.
– Talvez seja a matéria com o debate mais divergente e com mais posições antagônicas, mas a casa é feita para o debate.
Continua depois da publicidade
No segundo semestre, o ritmo de trabalho será influenciado pelas eleições municipais de outubro. O presidente já anunciou que será feito um calendário especial de sessões que permita manter a produção legislativa e também dê tempo aos parlamentares para participar das movimentações em suas comunidades.
– É do processo democrático. Não dá para fazer de conta que se está na Assembleia ou que se está na base. É muito mais transparente que se diga claramente os dias que as sessões serão feitas e como serão as votações – afirmou o deputado.
Em relação aos trabalhos administrativos, Merisio observou que espera uma “consolidação” das medidas tomadas no ano passado.
Continua depois da publicidade
– As medidas ainda não estão concluídas. Especialmente no caso das aposentadorias (por invalidez), há processos que agora terão uma definição por parte do Iprev, com consequências na Assembleia. Os demais assuntos foram encaminhados e precisam ser consolidados e vamos fazer isso com a mesma transparência.