Disputar um cargo eletivo com chances reais de vitória exige disposição para cumprir uma extensa agenda de compromissos, jogo de cintura para formar alianças e dinheiro. Muito dinheiro. Os cinco deputados (dois federais e três estaduais) eleitos por Joinville neste ano desembolsaram, juntos, R$ 4,6 milhões em campanha.

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Os valores e a descrição detalhada das despesas de cada um deles estão disponíveis para consulta no site do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.jus.br). O prazo para a prestação de contas se encerrou na última terça-feira.

Gastos com publicidade, militância nas ruas, aluguel de carros e imóveis e até mesmo com materiais de escritório, entre outros, explicam as volumosas cifras e revelam como a corrida eleitoral pode sair cara. Reeleito deputado estadual com o apoio de 44.019 eleitores, Kennedy Nunes (PSD) declarou à Justiça Eleitoral despesas de R$ 891.949,10. Neste caso, dividindo o valor das despesas pelo número de eleitores, cada voto custou R$ 20,26.

É o maior valor por voto entre os cinco parlamentares eleitos pela cidade (veja na tabela ao lado). O mais econômico foi o deputado federal Marco Tebaldi (PSDB), cuja campanha por um novo mandato no Congresso desembolsou R$ 4,15.

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Mariani: campeão de gastos

A campanha de Mauro Mariani (PMDB) foi a que utilizou o maior volume de recursos. O deputado federal reeleito declarou despesas de R$ 1.971.979,58. A maior parte do dinheiro foi repassada pela própria direção (nacional e estadual) do partido, que, por sua vez, distribui aos seus candidatos valores doados por empresas _ prática comum em candidaturas de grande porte de todas as legendas.

Isso não significa que Mariani não tenha tirado do próprio bolso. Na lista de receitas apresentada ao TSE, constam sete doações feitas em seu nome, que juntas somam R$ 40.259,80. Darci de Matos (PSD), por exemplo, gastou apenas R$ 2.441,20 do seu dinheiro na campanha.

Publicidade lidera lista de despesas das campanhas

O item que mais consumiu recursos de campanha dos deputados eleitos por Joinville foi a publicidade. As despesas dos cinco candidatos nesta área, que somaram R$ 2,1 milhões dos R$ 4,6 milhões gastos, incluíram telemarketing, placas, estandartes, faixas, materiais impressos, anúncios em jornais e revistas, carros de som e produção de jingles, vinhetas, slogans e programas de rádio, televisão ou vídeo.

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Quem mais investiu em propaganda foi Mauro Mariani (PMDB), com R$ 1.188.403,03. Patrício Destro (PSB), eleito para seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa, foi quem menos gastou nesta área: R$ 68.024,66.