O deputado federal catarinense Rogério Peninha Mendonça (MDB) assinou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe a redução de 16 para 14 anos a idade mínima de ingresso do jovem no mercado de trabalho. Hoje o emprego só é permitido nessa idade na condição de jovem aprendiz, sem carteira assinada e com limitações.

Continua depois da publicidade

Segundo o deputado, o cenário atual inibe as empresas de contratar os jovens. "Além disso, nessa idade é muito importante que a pessoa possa ocupar a sua cabeça com coisas produtivas", afirmou. O deputado baseou o posicionamento numa consulta que fez a seguidores nas redes sociais. Na enquete, 95% dos 4 mil internautas que votaram optaram pela redução da idade para os 14 anos.

Peninha é conhecido por defender também a redução da maioridade penal.

— Infelizmente essa PEC está no Senado e não caminha, mas o jovem hoje já tem ciência do que está fazendo e pode responder pelos seus atos — afirmou.

O texto sobre a redução da idade para o trabalho propõe trabalho diurno em condições não insalubres ou perigosas. A PEC é de autoria do deputado Kim Kataguiri (DEM/SP).

Continua depois da publicidade