Como forma de debater e buscar o surgimento de ideias que venham melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores no comércio foi criada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina a Frente Parlamentar em Defesa dos Comerciários. Tenho a honra de presidi-la e comandar o diálogo entre as entidades representativas da categoria e o Legislativo estadual. No Congresso já foi criada em 2013 a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Comerciários, assim como em vários Eastados do país.

Continua depois da publicidade

E agora é chegada a vez de Santa Catarina, décimo Estado a aderir. A frente catarinense é mais um mecanismo de diálogo e defesa dos trabalhadores no comércio, que busca promover estudos e aprimorar a legislação referente ao comerciário, considerado o maior segmento trabalhista do país. Grande questões deverão ser tratadas, como o banco de horas, assédio moral, creches para as trabalhadoras, trabalhos pesados e exigências que adoecem.

Hoje o comércio já apresenta números de doenças oriundas das condições de trabalho equivalentes a outras categorias, como a construção civil. Com a frente, teremos mais chances de mudar esta realidade. Conhecendo a realidade dos trabalhadores, a frente parlamentar pretende fazer esse trabalho em sintonia com as entidades e levar estes assuntos para o Senado e para a Câmara Federal. Também é importante a criação de frentes em defesa dos comerciários nos legislativos municipais para que a discussão esteja mais perto da realidade dos trabalhadores.

O diálogo pode nos ajudar a enfrentar os desafios e chegar a ações concretas que melhorem a qualidade de vida dos comerciários, que movimentam a economia, geram riquezas e ajudam no desenvolvimento do país.

Continua depois da publicidade