Rick e Tandy estão à procura de um novo lar e de uma família que dê a eles muito amor e carinho. Eles foram recolhidos pela Associação Jaraguaense de Proteção aos Animais (Ajapra) na segunda-feira no bairro Schroeder 1, em Schroeder, na casa de uma família que teria saído de férias no Natal e deixado os cães no terreno sem água e comida suficiente. Bastante desnutridos, eles estão recebendo tratamento à base de vitaminas no Consultório Veterinário Amizade, em Jaraguá do Sul, e devem ficar disponíveis para adoção assim que ganharem peso.

Continua depois da publicidade

Na mesma casa, um cão foi encontrado morto, provavelmente por desnutrição. Os vizinhos disseram que a família tinha dois cachorros adultos e dois filhotes, mas um dos adultos acabou fugindo com os fogos do dia 31 de dezembro.

– Os que ficaram se alimentavam com a comida que alguns moradores jogavam e da água da chuva, mas o mais velho não resistiu – lamenta a voluntária Maria de Lourdes Pellense, que acompanhou a ocorrência com a Polícia Militar.

No mesmo dia e bairro, outros três cães – dois machos e uma fêmea – foram encontrados em situação de maus-tratos. Eles estavam desnutridos, amarrados a uma corrente curta e sem água e comida fresca. Além disso, a fêmea e um dos machos estavam infestados de bernes. Maria de Lourdes comenta que, diferente do caso de Rick e Tandy, os donos estavam em casa e disseram cuidar direito dos animais, apesar dos sinais visíveis de que isso não ocorria.

Continua depois da publicidade

Os três cachorros também estão recebendo tratamento na clínica. Como os donos se comprometeram a tomar providências, eles devem ser devolvidos após a recuperação e serão acompanhados pelos voluntários.

– Prometeram limpar o terreno e instalar cabos de aço para os cães poderem se movimentar – comenta Maria de Lourdes.

A veterinária Daniela Brecht de Freitas afirma que os cinco cães estão reagindo bem ao tratamento e devem passar pelo menos mais dez dias na clínica. De acordo com ela, os bernes já foram retirados da fêmea recolhida na segunda casa e na terça-feira foi a vez do macho passar pelo procedimento. Como ele estava mais infestado pelos parasitas, seria anestesiado para não sentir dor.

Continua depois da publicidade

Ajapra faz cerca de 15 atendimentos por mês?

Todos os meses, os voluntários da Ajapra atendem a cerca de 15 animais em situação de maus-tratos, a maioria cães em situação de abandono. De acordo com Maria de Lourdes Pellense, os casos costumam aumentar entre os meses de dezembro e janeiro, quando muitas famílias saem de férias e deixam os animais sem assistência.

O tratamento e a alimentação dos animais recolhidos são bancados pela entidade através de doações. Quem quiser ajudar a Ajapra pode doar qualquer quantia em dinheiro através do site www.ajapra.org.br, pelo link “pag seguro”, ou depósito na Caixa Econômica Federal: agência 0417, conta corrente 4302-0.

Contato

Consultório Veterinário Amizade

Endereço: rua Roberto Ziemann, 2756, bairro Amizade, em Jaraguá do Sul

Telefone: 3275-1887

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12 horas e das 13 horas às 20 horas, e aos sábados, das 7 às 13 horas. Os interessados em adotar devem levar identidade, CPF e comprovante de residência.

Continua depois da publicidade