Quando vim morar aqui, Jupiá ainda era um distrito de Galvão. Mas alguns vereadores se uniram com outras autoridades e começaram a luta para a emancipação. Não foi fácil, mas conseguiram. De distrito para cidade e o sonho se realizou. Em 96, ocorreu a primeira eleição para prefeito.

Continua depois da publicidade

A cidade começou a caminhar com suas próprias pernas no dia 1 º de janeiro de 97, onde começaram os primeiros trabalhos para formar as secretarias, departamentos funcionários e adquirir carros para transportes, doentes, alunos etc.

Não foi fácil porque era tudo novidade e as dificuldades eram grandes, mas a comunidade não mediu esforço para que pudesse alavancar o crescimento de nosso município. Com isso, a pequena cidade começou a se desenvolver. Algumas estradas foram abertas, outras apenas conservadas, e iniciamos o transporte de alunos. Os doentes eram encaminhados para consultas em São Lourenço do Oeste.

Em poucos meses, o posto de saúde já com seus profissionais começou a atender cada vez melhor. Hoje, a saúde de Jupiá é exemplo da região. Já ganhou reconhecimento regional e estadual pois cada profissional procura fazer o seu trabalho melhor.

Na Educação, as 12 comunidades tinham cada uma a sua escola, mas o número de alunos era pequeno e optou- se, conjuntamente com a Secretaria de Educação, as comunidades e a partir dai resolveram fazer núcleos, sendo que de 12 escolas ficaram apenas 3.

Continua depois da publicidade

Estas foram reformadas, ampliadas, com refeitório, professores para cada turma, merendeira e transporte escolar.

Jupiá é um município bom de se viver, pois todos se conhecem e procuram se ajudar.

“Temos um povo acolhedor que acredita e ajuda no desenvolvimento” – Alcir Luza, Prefeito de Jupiá

Jupiá

População: 2.138 habitantes

Localização: 118 km de Chapecó

Área: 91.71 quilômetros quadrados

Emancipação: 19/ 07/ 1995 ? Características: 75% do movimento econômico vem da agricultura, com destaque para a produção de milho, de leite, gado de corte, avicultura e suinocultura

Atrativos: turismo religioso, ecológico e rural

Particularidades: cidade é visitada por praticas de parapentes

Curiosidades: Segundo os primeiros colonizadores, quando o tempo estava para chuva os índios gritavam Jupiá

Continua depois da publicidade

Pontos turísticos: Morro Divisor, Rio Arroio das Águas, Santuário de Nossa Senhora de Aparecida Temos um povo acolhedor e ordeiro e que ajuda e acredita no desenvolvimento.