“Sem palavras. Chocado. Números sobem, números descem. Só espero que esse álbum faça o seu verão. Vocês já fizeram o meu”. Assim escreveu Justin Timberlake no seu perfil do Twitter, após ser divulgada a excelente performance nas paradas musicais do recém-lançado The 20/20 Experience, o primeiro disco do cantor em quase sete anos – período em que ficou mais dedicado à carreira de ator.
Continua depois da publicidade
Foi um retorno e tanto. Nos EUA, o álbum de Justin vendeu de cara 968 mil cópias, beirando a impressionante marca de 1 milhão de discos comercializados na semana de estreia. No resto do mundo, o sucesso também foi avassalador: ficou em primeiro lugar no iTunes em mais de 65 países (incluindo o Brasil), vendendo 580 mil cópias – recorde inédito desde o lançamento do site de vendas digitais.
Leia mais
> Relembre os maiores hits de Justin Timberlake
> Descubra, em vídeos, a faceta musical de alguns atores famosos
Continua depois da publicidade
Não faltou publicidade para turbinar o novo disco. Justin se apresentou na cerimônia do Grammy, acertou uma parceria para vender uma versão exclusiva do CD na rede de lojas Target, que veiculou exaustivamente propagandas do disco em horário nobre, e participou durante uma semana do famoso talk show do comediante Jimmy Fallon, cantando e atuando em esquetes engraçadinhas.
Em vídeo, assista a uma das participações do cantor no programa:
Se, em 2006, Justin buscou (com êxito) trazer de volta a sensualidade às pistas de dança, com o CD FutureSex/LoveSounds, agora, em seu terceiro disco solo, o ex-integrante da boyband ?N Sync ressurge com pinta de conquistador e cheio de classe. O terno e a gravata seguem em alta no figurino assinado pelo estilista Tom Ford.
The 20/20 Experience reedita a bem-sucedida parceria de Justin com o produtor Timbaland. O sucesso alcançado por eles em 2006 fez com que as batidas de hip hop se tornassem muito requisitadas na indústria fonográfica e lhe rendessem a produção de trabalhos de astros como Björk, Coldplay, Nelly Furtado, Britney Spears e Madonna. Neste novo álbum,que soa menos dançante do que o anterior, a presença do rapper é mais marcante em faixas como em Let the Groove In e That Girl. A primeira traz tempero latino, trompete e salsa, enquanto a segunda é um R&B cheio de gingado e potencial para se tornar um single de sucesso.
O retorno musical de Justin também conta com o reforço do rapper Jay-Z – tudo que o marido de Beyoncé toca costuma virar ouro. Juntos, eles cantam o carro-chefe do álbum, Suit & Tie, e planejam uma turnê de 13 shows que promete lotar estádios americanos e canadenses. The 20/20 Experience peca, no entanto, ao não apresentar variedade de ritmos e estilos entre as 12 faixas. O tom melancólico de canções como Strawberry Bubblegum, Blue Ocean Floor e Spaceship Coupe dá a falsa impressão de que o cantor as escreveu para se recuperar de uma desilusão amorosa.
Continua depois da publicidade
A dica é deixar no repeat as embaladas Mirrors e That Girl e esperar pela continuação do projeto. A expectativa é que, até 2014, Justin lance o volume 2 de The 20/20 Experience. E que traga novos hits para as pistas e menos faixas melosas.
