Após Palhoça ter realizado uma audiência pública para debater a participação do município na rede integrada de transporte coletivo na Grande Florianópolis, São José terá um encontro semelhante na próxima quarta-feira (4), às 19h, para que seja mostrado o projeto à população. O evento será na Câmara de Vereadores local.
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Segundo o superintendente de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis (Suderf), Mateus Hoffmann, o pedido foi feito pelo presidente da Câmara Municipal josefense, Michel Schlemper (MDB). O político estava na audiência em Palhoça, e considerou que seria importante que a apresentação também fosse realizada no município vizinho.
Assim, o projeto de lei para celebrar o convênio de participação em São José na integração deve ser votado no dia 11 de dezembro. A questão ainda está sendo analisada no Legislativo palhocense. A Suderf deve esperar para saber se haverá necessidade de alterar o projeto, caso uma ou ambas as cidades decidam não aprovar a proposta.
— A decisão é de fazer a integração com os municípios que queriam participar. Vamos aguardar até janeiro de 2020 para ter a definição e, então, juntamente com o Observatório de Mobilidade da UFSC, fazer o detalhamento do projeto, montar o processo de licitação, assinar os contratos de programa com os municípios e colocar o edital na rua — declarou Hoffmann.
Sobre o início da operação do sistema, tudo dependerá do que for decidido pela gestão associada entre Governo catarinense e municípios, que também vai discutir sobre a realização de obras, como a construção de terminais urbanos. Porém, segundo o superintendente da Suderf, um número grande de melhorias pode impactar no preço da tarifa.
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Suderf ainda espera por liberação de faixas para ônibus na Via Expressa
Para que as pessoas comecem a refletir sobre deixar o carro em casa e utilizar outro meio de locomoção, as faixas exclusivas para ônibus são consideradas fundamentais para reduzir o tempo de deslocamento. Hoffmann alega que já esteve em Brasília para pedir a liberação desses corredores para ônibus na Via Expressa Continental (BR-282).
— Não há previsão ainda para faixas exclusivas de ônibus em BRs. Nosso argumento é que a Via Expressa Continental é um rodovia bastante conturbada, inserida em uma região consolidada de bastante movimento, e o olhar precisa ser diferente sobre ela. Nós ainda aguardamos uma manifestação do Dnit — relatou o superintendente da Suderf.
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