Depois de multar duas agências em Jaraguá do Sul, uma do Itaú e outra do Banco do Brasil, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) continua com a fiscalização na segunda-feira. O Itaú foi denunciado por exceder o limite de espera e por fornecer senhas manuais, porque a máquina digital (que marca a numeração e a hora) não estava funcionando. O Banco do Brasil foi multado por causa de processos engavetados desde 2011, que foram retomados pelo Procon.

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Como as duas agências tinham mais de três processos, foram multadas em R$ 10 mil por dia. Os fiscais devem retornar ao Itaú na segunda-feira e se os problemas persistirem, a instituição volta a ser multada. No Banco do Brasil, como a denúncia de demora no atendimento ocorreu em 2011, a empresa receberá uma intimação sobre a decisão final do Procon.

Segundo o diretor do órgão, Luís Fernando de Almeida, a primeira ação é advertência. Na segunda denúncia, a multa é de cinco salários mínimos; na terceira, de dez salários; e da quarta em diante, R$ 10 mil diários. As duas agências podem recorrer das multas. O tempo limite de atendimento é de 40 minutos entre os dias 5 e 15 e de 20 minutos nos outros dias do mês.

O Itaú, por meio da assessoria de imprensa, disse apenas que a instituição está estudando as adequações à legislação municipal. O Banco do Brasil informou que o gerente-geral, responsável pelo assunto, voltaria apenas na terça-feira.

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