De todas as certezas que o jovem e determinado Hans Kress tinha no início do século 20, a de que conheceria o mundo inteiro era a menos palpável, ainda que ele a avistasse com mais clareza. Pelo menos seis décadas depois, este objetivo não só foi cumprido como está registrado em livro, que ele lança nesta segunda-feira à noite na Associação Comercial Industrial de Joinville (Acij): Fascinante Viagem pelo Mundo, escrito em colaboração com o escritor e amigo Wilson Gelbke.

Continua depois da publicidade

A obra é uma espécie de autobiografia e guia para empresários, estudantes e quem mais quiser se aventurar pelo mundo, não só aquele que está além das fronteiras do país de origem, mas também o dos negócios.

Para Hans, foi mais difícil do que para os novos viajantes: quando começou a viajar a trabalho, em 1961, em temporadas que chegavam a deixá-lo por até dois meses fora do Brasil, não havia computadores nem celulares para facilitar a comunicação, muito menos ferramentas como o Google para buscar informações.

– Eu sou um dos os pioneiros do comércio exterior, e acredito que sou o único entre aqueles que atuavam naquela época a ainda estar trabalhando – avalia Hans, que, aos 86 anos e aposentado desde 1990, ainda atua como consultor internacional.

O sonho do blumenauense radicado em Joinville há 50 anos começou a ganhar contornos quando, em 1955, Hans passou em primeiro lugar no concurso de comissário de voo da Panair do Brasil S.A. Ele tinha 26 anos e terminava, ao mesmo tempo, duas faculdades: contabilidade e letras e filosofia. Foi o ponto de partida para uma carreira que o levaria, mais tarde, a ocupar cargos de gerente de vendas e marketing em empresas como Tupy, Consul e Embraco.

Continua depois da publicidade

Os relatos destas décadas viajando pelo mundo estão em Fascinante Viagem pelo Mundo, transformando suas experiências em conselhos para os novos comerciantes. O lançamento ocorre na reunião do conselho da Acij, a partir das 18h30. O livro estará à venda a R$ 40. Depois, ele deve chegar às livrarias de Joinville a R$ 50.