Em fevereiro, dirigentes do Inter embarcarão para Istambul. Na Turquia, começarão a vislumbrar o futuro da Aliança Estratégica Global, composta por nove clubes, entre eles, o Besiktas. O primeiro encontro ocorreu em dezembro, em Madri. A Aliança já tem slogan: “A team for a world”, ou seja “um time para um mundo”.

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Além de Besiktas e Inter, estarão lá representantes do Atlético de Madrid (Espanha), Chicago Fire (EUA), América (México), Al-Ain (Emirados Árabes), Raja Casablanca (Marrocos), Muangthong United (Tailândia) e Shanghai Shenhua FC (China). Novos clubes poderão ingressar na Aliança.

A parceria pode render ao Inter já na temporada 2012 a presença em torneios no Exterior. Devido à troca de material esportivo, da Reebok pela Nike, o clube estaria aproximando-se mais de Atlético de Madrid e América, que vestem a mesma marca. O site oficial do Inter já publica matérias semanais sobre os times da Aliança.

Para 2013, estão previstos pré-temporadas e torneios amistosos no Exterior, intercâmbio e negociações de jogadores das categorias de base entre os associados. Atletas deverão passar de uma a duas temporadas jogando em outros países.

Da Espanha vem a troca de experiências sobre como gerir estádios multiuso – ainda que seja a empresa a ser criada pela Andrade Gutierrez a responsável por administrar o estádio pelos primeiros 20 anos.

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Na prática, a Aliança já teve início. O técnico do Fire, Frank Klopas, está há duas semanas em Madri acompanhando os treinos do Atlético. Na virada do ano, o Inter deverá enviar um de seus técnicos da base a Madri.

– Estamos realizando um movimento de longo prazo para manter o Inter como um time global de primeiro nível – comentou o assessor da presidência do Inter, Maxi Carlomagno.

A expectativa é de que em 24 meses o Inter já tenha um incremento de até R$ 8 milhões por temporada, o que representará 8% a mais na atual receita do clube – que em 2011 foi de R$ 175 milhões.

Na Aliança ainda há a previsão de uma ampla campanha para buscar patrocinadores fortes e que englobem o mercado de todos estes clubes, um universo estimado em mais de 300 milhões de pessoas (somente os chineses do Shanghai Shenhua têm uma torcida calculada em 200 milhões de simpatizantes).

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O que prevê a parceria:

Amistosos e pré-temporadas nos países parceiros

Desenvolvimento de imagem com patrocinadores premium, projetando as próximas renovações de contrato

Venda de produtos do Inter em lojas dos parceiros

Negociação conjunta e global de patrocínios

Venda de jogadores com maior valor agregado